Categoria
Educação
Seg, 2023-04-03 15:08
Projeto de Coadjuvação entre o Pré-escolar e o 1.º ciclo
Coadjuvação

“Na vida da criança as transições não são um acontecimento esporádico, antes um modo corrente de viver.” (Júlia Oliveira)

A atualidade confronta as crianças, desde muito cedo, com necessidade de adaptação a situações novas e aos processos de transição que lhe correspondem. Desafia, portanto, a Escola e a família a encontrarem formas criativas e inovadoras para as apoiar a vivenciarem estes processos de um modo positivo, capitalizando todas as oportunidades que dele decorrem.

O projeto de coadjuvação entre o Pré-escolar e o 1.º ciclo está implementado no Colégio José Álvaro Vidal há mais de uma década e visa o trabalho cooperativo entre os Educadores de Infância e os Professores do 1.º ciclo, numa dinâmica de colaboração e coadjuvação que objetiva o sucesso do processo de transição das crianças dos 5 anos para o Ensino Básico. O programa pretende ainda cultivar o gosto pela leitura e pela escrita, como elemento facilitador do processo de aprendizagem que se inicia com a entrada no ensino obrigatório.


Alimentar o sonho de aprender mais e de crescer


Durante cada Ano Letivo, as crianças do Pré-escolar (5 anos) recebem, nas suas salas de atividades, um Professor de 1.º ciclo e, com ele, desenvolvem atividades, edificam relações e alimentam o sonho de aprender mais e de crescer.  Neste processo, cada Educador intervém como mediador destas novas interações, como elemento integrador das práticas dos Professores, das Orientações Curriculares para o Pré-escolar e das expetativas das crianças de cada grupo participante.
 

Este projeto é um convite a que as transições sejam experimentadas de uma forma estimulante para os seus atores, num tempo de interação e em espaços de múltiplas possibilidades.


No processo de transição para o 1.º ciclo, os desafios colocam-se no apoio às crianças, aos pais e aos profissionais. As dinâmicas escolares e o intercambio institucional configuram-se como espaços de intervenção e de intenções no apoio a esta transição, bem como constituem oportunidades e ocasiões de aprendizagem e de crescimento, para todos os participantes!


A leitura como ato livre e desejado


Em simultâneo, durante este período, é desejável cultivar o gosto pela leitura e pela escrita, como elemento facilitador das aprendizagens formais que esta etapa configura.
 

O processo de leitura e da escrita deve surgir ligado a atividades com sentido para as crianças. É a partir do entendimento profundo e vivenciado da funcionalidade dos atos de ler e escrever que se promove o gosto e a motivação para o fazer.


O conhecimento das conceções infantis sobre a linguagem escrita é fundamental para perceber as formas como as crianças integram a leitura e a escrita. Neste sentido, o Projeto de Coadjuvação no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita propõe um conjunto de atividades assentes em estratégias desencadeadoras de leitura funcional.  As crianças ouvem textos diversificados, que sejam do seu interesse e com os quais sintam prazer, a fim de desejarem serem elas próprias leitoras. Contos, histórias, lengalengas, trava línguas, receitas, jornais, rótulos ou sinais. É importante criar condições na Escola para que a leitura possa ser um ato livre, voluntário, com sentido e desejado. Ler é muito mais do que decifrar, é construir o significado do escrito, utilizando diversas estratégias para compreender um texto. 

Desta forma, a implementação deste projeto nos ambientes educativos do Colégio José Álvaro Vidal constitui-se como um elemento diferenciador, com práticas diversificadas e inovadoras, e que visa colaborar para processos de transição bem-sucedidos, instigadores de crescimento e de aprendizagem.
 

< voltar

Outras Notícias

24 Abril 2024
Kit Básico de Saúde Mental para Crianças
06 Março 2024
Assembleia Geral da Liga de Amigos
20 Fevereiro 2024
Um Olhar Pelos Desafios do Serviço de Intervenção Social e Comunitária
08 Fevereiro 2024
Voluntariado: construindo comunidades mais fortes