Educação | Fundação CEBI

Educação

 
1400
Alunos
 
100
Professores e Educadores
 
30
Atividades E. Curricular

 

 

Nova resposta de Creche na freguesia de ARRANHÓ

A Fundação CEBI foi desafiada pelo Município de Arruda dos Vinhos para desenvolver, em parceria, uma nova resposta de Creche na freguesia de Arranhó. Pretende-se, em primeiro lugar, oferecer a esta Comunidade uma resposta socioeducativa que não existe neste momento. Trata-se de um projeto entre estas duas entidades com partilha de recursos e em que será implementado o Projeto Educativo da Fundação CEBI. Assim, a equipa docente será constituída por Educadores da CEBI e a coordenação pedagógica será articulada com o Colégio José Álvaro Vidal. Deste modo, os objetivos serão coincidentes com a Creche de Alverca, com as necessárias adaptações à realidade local. 

Esta resposta destina-se ao acolhimento de crianças dos 4 meses aos 2 anos de idade. As respetivas mensalidades incluem as refeições prestadas e são calculadas segundo os Rendimentos do Agregado Familiar, de acordo com as orientações da Segurança Social.

Os principais objetivos da Creche são:

• Promover o desenvolvimento pessoal e social numa perspetiva de Educação para a Cidadania;
• Estimular o desenvolvimento de cada criança promovendo a adaptação, a integração e a relação com os outros, a autonomia e a comunicação;
• Proporcionar a cada criança condições de bem-estar e de segurança, respeitando a sua individualidade;
• Incentivar a participação das famílias no Processo Educativo - Projetos e Atividades;
• Adaptar esta resposta às características e necessidades locais;
• Garantir um plano de transição entre a resposta de Creche e a de Pré-escolar, já existente no Centro Escolar de Arranhó.

Inscrições Online


A Educação, nas suas múltiplas vertentes, tem-se constituído como um importante pólo aglutinador das atividades da Fundação CEBI. No seu formato inicial, o então CEBI – Centro de Bem-estar Infantil, começou a sua atividade como Jardim de Infância, em 1968.

Em 1999, em homenagem a José Álvaro Vidal, principal impulsionador da criação da atual Fundação, é atribuído o seu nome ao Colégio da CEBI, em Alverca. Em 2002, foi inaugurado o Centro de Recursos da Ericeira, um equipamento localizado em Fonte Boa dos Nabos, numa quinta de 16.000 m2, que passou também a oferecer à Comunidade local uma valência Educativa.

O posicionamento da Fundação como Instituição de referência que aposta na permanente melhoria da qualidade e da inovação dos serviços prestados, em especial os bons resultados do nosso Projeto Educativo, mereceu a atribuição do prestigiado Prémio Gulbenkian Educação, em 2009, o que muito nos estimula e incentiva para continuarmos sempre a procurar a melhor oferta de serviços de excelência.