Sobre a Fundação

A CEBI - Fundação para o Desenvolvimento Comunitário de Alverca, também designada por Fundação CEBI, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos.

As suas origens, que remontam a 1968, são indissociáveis da visão de futuro e capacidade de liderança do seu principal impulsionador: José Álvaro Vidal, personalidade ímpar que teve a sua história de vida intimamente ligada à obra que sonhou.

No seu formato inicial, o então CEBI – Centro de Bem-estar Infantil, começou a sua atividade em Alverca como Jardim de Infância, com o apoio da Paróquia local. Ao longo dos anos, várias entidades interessaram-se pelas ações desenvolvidas, contribuindo para o seu crescimento e desenvolvimento. A OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal S.A. e a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira foram disso exemplo ao associarem-se, desde cedo, ao Projeto.
 

Após um longo processo de transformação, a 25 de novembro de 1995, a então Associação CEBI foi constituída como Fundação.


A Fundação CEBI é membro dos Órgãos Sociais do Centro Português de Fundações e da CNIS - Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade. Conheça todas as parcerias aqui.
 

O que fazemos

Educação | Da Creche (com Creche Familiar) ao Ensino Secundário.

Social

Apoio a Idosos | E.R.P.I, Centro de Dia, Apoio Domiciliário, C.A.T.E.I e Residência Assistida.
Emergência Social | Casa de Acolhimento Residencial e famílias em Comunidade de Inserção.
Intervenção Social e Comunitária | Banco Alimentar, Apoio Psicológico, Bolsas Sociais.

Saúde | Especialistas em Medicina Física e Reabilitação. 

Voluntariado

A Fundação CEBI dispõe, igualmente, de um conjunto de serviços partilhados que dão suporte à sua atividade diária: Administrativo e Financeiro, Comunicação e Relações Externas, Contabilidade, Gestão da Qualidade e Estratégia, Recursos Humanos e Sistemas de Informação.

 

Porque fazemos
 

Ao longo das últimas décadas, foram sendo desenvolvidas respostas para o combate à exclusão e à pobreza e para a construção de uma Sociedade mais solidária, inclusiva e promotora da mudança. Atualmente, a atividade da Fundação abrange os concelhos de Vila Franca de Xira, Mafra e Arruda dos Vinhos. 

As várias reconfigurações da sua estrutura orgânica tiveram sempre como objetivo melhorar a capacidade de resposta às necessidades sociais, educativas e de saúde emergentes das comunidades que apoia. Diariamente, mais de 2500 famílias beneficiam de um vasto leque de atividades, sendo a CEBI, também, um importante criador de emprego, com mais de 400 trabalhadores e, acima de tudo, um importante fornecedor de bens sociais.