Património

A CEBI – Fundação para o Desenvolvimento Comunitário de Alverca, também designada por Fundação CEBI, sediada em Alverca, no Concelho de Vila Franca de Xira, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, dirigindo a sua atividade para crianças, jovens, Idosos e famílias, com particular atenção aos mais desfavorecidos.

A Fundação tem vindo a reforçar o seu património inicial de 837.772,97 euros, proveniente dos bens transferidos da Liga de Amigos do CEBI em 738.013,39 euros e das dotações de igual montante das OGMA e da Companhia Geral de Crédito Predial Português em 49.879,79 euros. Atualmente o Património atinge um valor na ordem dos 20 milhões de euros em Instalações, com 21.000 m2 de área construída.

Em Alverca do Ribatejo, Concelho de Vila Franca de Xira, a Fundação dispõe de instalações onde funcionam o Colégio José Álvaro Vidal - desde a Creche ao Ensino Secundário (10.º ano de Escolaridade) -, o Departamento de Emergência Social, o Departamento de Intervenção Social e Comunitária, o Departamento de Acolhimento e Apoio a Idosos e a Clínica de Medicina Física e de Reabilitação, serviços que apoiam diariamente cerca de três mil famílias.

No Concelho de Mafra, em Fonte Boa dos Nabos, está sediado o Centro de Recursos da Ericeira, numa quinta de 16.000 m2. Este equipamento, em funcionamento desde de 2002, destina-se a acolher crianças em Creche e Pré-escolar, ao apoio a Famílias Monoparentais em situação risco e ao acolhimento de Idosos.