Foi há três anos que o Colégio José Álvaro Vidal aceitou o desafio de estimular o pensamento crítico e reflexivo, fundamental em contexto escolar, ao integrar o projeto “Tenho Voto na Matéria” da UNICEF Portugal, projeto que continua com a representação dos agora ex-alunos Inês Costa e Guilherme Fernandes.
Enquadrado num ambiente sociopolítico, face às eleições autárquicas de 2021, esta iniciativa pretende fomentar importantes momentos de reflexão e debate, em várias Escolas, com o intuito de recolher contributos de crianças e jovens de todo o país sobre o que pensam e desejam para as suas Comunidades, os seus direitos e deveres.
Este projeto da UNICEF Portugal tem vindo a proporcionar a estes dois ex-alunos a possibilidade de continuarem a debater o mundo atual, mas, também, a oportunidade de continuarem a usar a sua voz e a “ter voto na matéria”.
Rumo a Bruxelas e Porto em prol dos Direitos das Crianças
Mais recentemente, Guilherme Fernandes integrou, entre 6 e 9 de abril, o Grupo Consultivo da Plataforma de Participação das Crianças da União Europeia, em Bruxelas, no âmbito desta participação.
Juntamente com crianças de Itália, Espanha, Irlanda, República Checa, Lituânia, Países Baixos e da Croácia, Guilherme exerceu o direito de ser ouvido, na Casa da Democracia, ao partilhar, com colaboradores de várias instituições e organizações da União Europeia, as suas opiniões e recomendações sobre as ações que todos podemos tomar em matéria de Direitos da Criança.
Também Inês Costa continua a apostar na participação cívica, enquanto membro do Órgão Consultivo da UNICEF Portugal. Em março, a jovem esteve presente no Porto onde expressou as suas preocupações e defendeu que as crianças, enquanto construtoras da sociedade em que estão inseridas, devem ser incluídas na tomada de decisões.
É com enorme satisfação que o Colégio José Álvaro Vidal continua a ver estes dois ex-alunos a serem uma voz participativa e ativa em assuntos relacionados com os Direitos das Crianças, a ganharem experiências que os enriquecem como Cidadãos e, principalmente, a ajudarem a transformar a Sociedade!