Categoria
Educação
Sex, 2023-02-03 11:01
Projeto UNICEF: Tenho Voto na Matéria!
UNICEF

O que penso? Como me quero expressar? Como me quero fazer ouvir?

O projeto 'Tenho Voto na Matéria' da UNICEF Portugal foi um desafio aceite pelo Colégio José Álvaro Vidal, como um importante estímulo ao pensamento crítico e reflexivo, fundamental em contexto escolar. Enquadrado num ambiente sociopolítico, face às eleições autárquicas de 2021, visionava-se fomentar momentos de reflexão e debate, em várias Escolas, para recolher contributos de crianças e jovens de todo o país sobre o que pensam e desejam para as suas Comunidades. Esta oportunidade impulsionou o debate de ideias sobre o mundo atual, num grupo de alunos em representação do Colégio José Álvaro Vidal. 


Dois alunos do 8.º ano integraram focus group restrito da UNICEF Portugal 


A Inês Costa e o Guilherme Fernandes, alunos do 3.º ciclo em 2021/2022, foram os dois jovens da CEBI que aceitaram este importante desafio. 
 

Acompanhados, nos diversos momentos do projeto, pelo Diretor do Colégio, Pedro Oliveira, os estudantes foram desafiados a contribuir para as reflexões em causa, separadamente, nas três sessões de debate que ocorreram em julho e agosto de 2021. 


A eles juntaram-se oito alunos de outras Escolas nacionais, num grupo consultivo que procurou responder às perguntas: Sobre o que é que as crianças querem ser consultadas? Qual é a sua visão para as suas cidades/comunidades? Onde e como consultar as crianças? Como podemos chegar a maior número de crianças e assegurar que todas, sem discriminação, têm oportunidades? 


Alunos da CEBI participam em debate com decisores políticos 


Depois de definida a proposta com os temas que os jovens consideravam importante debater com os executivos autárquicos recém-eleitos, o grupo consultivo, que incluía os nossos alunos, participou num debate com Vereadoras das Câmaras Municipais de Lisboa, Guimarães e Cascais. A sessão decorreu na Universidade Católica Portuguesa, a 20 de novembro de 2021, data em que se celebra a Convenção sobre os Direitos da Criança

O balanço desta participação foi muito positivo. Numa sociedade atual em que o nível de abstenção tem ganho cada vez mais terreno no nosso espetro político nacional, esta iniciativa da UNICEF potenciou um trabalho mais próximo entre os jovens e os decisores políticos, contribuindo para que se construam cidadãos mais conscientes, ativos e participativos.
 

< voltar

Outras Notícias

24 Abril 2024
Kit Básico de Saúde Mental para Crianças
06 Março 2024
Assembleia Geral da Liga de Amigos
20 Fevereiro 2024
Um Olhar Pelos Desafios do Serviço de Intervenção Social e Comunitária
08 Fevereiro 2024
Voluntariado: construindo comunidades mais fortes