Categoria
Educação
Sex, 2023-02-03 11:01
Projeto UNICEF: Tenho Voto na Matéria!
UNICEF

O que penso? Como me quero expressar? Como me quero fazer ouvir?

O projeto 'Tenho Voto na Matéria' da UNICEF Portugal foi um desafio aceite pelo Colégio José Álvaro Vidal, como um importante estímulo ao pensamento crítico e reflexivo, fundamental em contexto escolar. Enquadrado num ambiente sociopolítico, face às eleições autárquicas de 2021, visionava-se fomentar momentos de reflexão e debate, em várias Escolas, para recolher contributos de crianças e jovens de todo o país sobre o que pensam e desejam para as suas Comunidades. Esta oportunidade impulsionou o debate de ideias sobre o mundo atual, num grupo de alunos em representação do Colégio José Álvaro Vidal. 


Dois alunos do 8.º ano integraram focus group restrito da UNICEF Portugal 


A Inês Costa e o Guilherme Fernandes, alunos do 3.º ciclo em 2021/2022, foram os dois jovens da CEBI que aceitaram este importante desafio. 
 

Acompanhados, nos diversos momentos do projeto, pelo Diretor do Colégio, Pedro Oliveira, os estudantes foram desafiados a contribuir para as reflexões em causa, separadamente, nas três sessões de debate que ocorreram em julho e agosto de 2021. 


A eles juntaram-se oito alunos de outras Escolas nacionais, num grupo consultivo que procurou responder às perguntas: Sobre o que é que as crianças querem ser consultadas? Qual é a sua visão para as suas cidades/comunidades? Onde e como consultar as crianças? Como podemos chegar a maior número de crianças e assegurar que todas, sem discriminação, têm oportunidades? 


Alunos da CEBI participam em debate com decisores políticos 


Depois de definida a proposta com os temas que os jovens consideravam importante debater com os executivos autárquicos recém-eleitos, o grupo consultivo, que incluía os nossos alunos, participou num debate com Vereadoras das Câmaras Municipais de Lisboa, Guimarães e Cascais. A sessão decorreu na Universidade Católica Portuguesa, a 20 de novembro de 2021, data em que se celebra a Convenção sobre os Direitos da Criança

O balanço desta participação foi muito positivo. Numa sociedade atual em que o nível de abstenção tem ganho cada vez mais terreno no nosso espetro político nacional, esta iniciativa da UNICEF potenciou um trabalho mais próximo entre os jovens e os decisores políticos, contribuindo para que se construam cidadãos mais conscientes, ativos e participativos.
 

< voltar

Outras Notícias

06 Junho 2024
CEBI integra Assinatura da Convenção pela Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
07 Maio 2024
Ex-alunos da CEBI continuam a participar no projeto "Tenho Voto na Matéria" da UNICEF
30 Abril 2024
Laço Azul: consciencializar para os Maus-Tratos na Infância
24 Abril 2024
Kit Básico de Saúde Mental para Crianças