Categoria
Educação
Seg, 2023-04-03 12:54
Parentalidade Positiva e Inteligência Emocional
Parentalidade Positiva e Inteligência Emocional

O projeto ‘Parentalidade Positiva e Inteligência Emocional’ desenvolvido pelo Colégio José Álvaro Vidal deu origem a uma plataforma online, denominada ‘CJAV+’. O objetivo desta plataforma é promover a capacitação parental no âmbito da parentalidade  positiva  e consciente, assente nos pilares da inteligência emocional. 

No presente Ano Letivo, iniciámos a utilização desta plataforma com três turmas piloto: uma do Pré-Escolar, uma do 1.º ciclo e outra do 2.º ciclo. Nesta primeira fase, contamos com a colaboração das famílias na identificação de problemas e oportunidades de melhoria desta ferramenta digital, que se deseja ser o mais funcional e da maior utilidade para todos.
 

Potencializar competências parentais de forma consciente e positiva


Esta plataforma vai permitir o desenvolvimento e a implementação de uma comunicação mais positiva entre os diferentes agentes educativos: famílias, educadores, professores e alunos. 
 

Serão disponibilizados módulos com temas relativos à ‘Parentalidade Positiva e Inteligência Emocional’, no sentido de desenvolver relações interpessoais positivas e saudáveis, de respeito mútuo, promovendo assim a saúde física e mental, evitando diretivas que sejam potenciadoras de alterações/perturbações psicológicas, emocionais e/ou comportamentais. 


Através da disponibilização de módulos com conteúdos teóricos, estratégias práticas, vídeos e sugestão de atividades/dinâmicas familiares, pretende-se potencializar as competências parentais. 

Para além dos módulos disponibilizados (em notícias, eventos, módulos com conteúdos programáticos), a plataforma vem permitir também, aos Professores, Diretores de Turma e Educadores, o envio de mensagens, a partilha de publicações e a disponibilização de textos, fotos e vídeos, permitindo assim fazer a gestão diária das atividades letivas, podendo recorrer também a testes, quizz ou inquéritos.


Melhorar a comunicação com o outro, de forma interativa, lúdica e consciente


O uso desta plataforma irá contribuir para o desenvolvimento de um trabalho articulado e cooperativo na promoção de competências sociais e emocionais, na prevenção de comportamentos de risco, numa lógica de intervenção preventiva.
 

De uma forma interativa, lúdica e digital, mas acima de tudo consciente, pretendemos melhorar a comunicação com os outros, desenvolver a capacidade de compreender e conseguir colocar-se no lugar do outro, ao mesmo tempo que nos tornamos mais aptos para lidar com frustrações, angústias e medos. 


Ao longo da implementação do projeto serão ainda desenvolvidas as competências de resiliência e empatia diminuindo os comportamentos de risco através da resolução de conflitos e autorregulação emocional.
 

< voltar

Outras Notícias

24 Abril 2024
Kit Básico de Saúde Mental para Crianças
06 Março 2024
Assembleia Geral da Liga de Amigos
20 Fevereiro 2024
Um Olhar Pelos Desafios do Serviço de Intervenção Social e Comunitária
08 Fevereiro 2024
Voluntariado: construindo comunidades mais fortes