Categoria
Institucional
Sex, 2023-02-03 11:38
Rotas EduSummit 2023
Rotas EduSummit

Orlando Ferreira, Presidente da Rotas da Lusofonia

Decorreu entre os dias 21 e 28 de janeiro, a Conferência Internacional ‘Rotas EduSummit 2023’, organizada pela Associação Rotas da Lusofonia com o apoio da Fundação CEBI.

O último ciclo de sessões presenciais deste encontro decorreu a 28 de janeiro no nosso Auditório, numa manhã profícua de trabalhos, onde o tema de fundo ‘Educação e Transição Digital: A Educação do Futuro é hoje’ continuou em discussão.

Nesse dia, Ana Maria Lima, Presidente do Conselho de Administração da Fundação CEBI, participou na sessão de abertura, enquanto Pedro Oliveira, Diretor Pedagógico do Colégio José Álvaro Vidal, em conjunto com a Professora Sónia Vicente, apresentaram aos participantes a comunicação ‘Educação Digital: uma inevitabilidade’.

Os trabalhos dessa manhã contaram com a presença de Cláudio Lotra, Presidente da Junta de Freguesia de Alverca e Sobralinho, Conceição Costa, Professora Associada - CICANT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Manuela Pargana Silva, Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Margarida Leote Vieira da Fundação Calouste Gulbenkian e Sandra Moreno, professora e membro da Rotas da Lusofonia, na moderação de um dos painéis.
 

A conclusão dos trabalhos foi conduzida por Orlando Ferreira, Presidente da Rotas da Lusofonia, salientando, entre outros aspetos, a premente necessidade de repensar, reinventar e refazer a pedagogia da Educação, colocando os vários contextos digitais ao serviço do universo educativo.


Esta Conferência Internacional arrancou a 21 de janeiro com um primeiro ciclo de sessões presenciais que decorreram na Fábrica das Palavras, em Vila Franca de Xira. Esse primeiro momento contou, igualmente, com uma apresentação da CEBI, com o tema ‘Parentalidade Positiva e Inteligência Emocional na Comunicação Digital’, conduzida por Pedro Oliveira e por Mafalda Ferreira, Psicóloga Educacional na Fundação. Sandra Moreno, Professora do nosso Colégio, que também se encontrava na organização desta iniciativa, fez as conclusões do primeiro dia desta jornada de trabalhos sobre Educação e Tecnologia.

Entre os dias 25 e 27 de janeiro decorreram, ainda, vários webinars, onde se procurou uma reflexão mais alargada “sobre os pressupostos e as tendências que marcam a transição digital na Educação”, numa oportunidade única para “conhecer práticas relevantes de utilização da tecnologia digital em diferentes contextos educativos e culturais”.

Mais fotos aqui.
 

< voltar

Outras Notícias

06 Março 2024
Assembleia Geral da Liga de Amigos
20 Fevereiro 2024
Um Olhar Pelos Desafios do Serviço de Intervenção Social e Comunitária
08 Fevereiro 2024
Voluntariado: construindo comunidades mais fortes
07 Fevereiro 2024
Transforme o seu IRS num gesto solidário