Categoria
Educação
Sex, 2023-02-03 11:27
Matemática A posiciona o CJAV em 1.º lugar no distrito de Lisboa
Rankings

Um compromisso de excelência dos profissionais de Educação da CEBI

O Colégio José Álvaro Vidal voltou a alcançar excelentes resultados no último ranking das Escolas portuguesas do Ensino Secundário, publicado no início do mês de julho. Destacam-se os resultados obtidos pelos alunos de 12.º ano na disciplina de Matemática A, que posicionaram o Colégio José Álvaro Vidal (CJAV) em 1.º lugar no distrito de Lisboa, o 6.º melhor a nível nacional.


CJAV é o 23.º melhor colégio no distrito de Lisboa e o 54.º a nível nacional


Assumindo que a qualidade de uma instituição de ensino não se avalia apenas pelo sucesso nos Exames Nacionais, a publicação dos rankings por parte do Ministério da Educação é sempre um exercício de transparência, constituindo uma informação comparativa relevante face ao panorama nacional. O balanço das classificações é globalmente muito positivo, até porque, numa análise mais geral, onde se consideram todas as disciplinas a exame no 11.º no 12.º ano, o CJAV classificou-se como o 23.º melhor no distrito de Lisboa e o 54.º a nível nacional.


Uma boa cooperação entre Famílias e Escola, Alunos e Professores


A apresentação pública destes resultados reitera a construção de uma resposta educativa pautada pelo rigor da aquisição e desenvolvimento de competências. Representa muito mais do que apenas percentagens. São evidências de que os objetivos previamente delineados para a recente oferta do Ensino Secundário na CEBI se têm vindo a concretizar. São o reflexo de uma boa cooperação entre Famílias e Escola, Alunos e Professores.

À escola pede-se, hoje, que mobilize uma ação conciliadora entre a criação de um ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências. Pede-se que seja um contexto no qual os alunos adquiram múltiplas literacias com vista às exigências dos tempos atuais, marcados pela imprevisibilidade e por mudanças aceleradas.

Estamos certos de que o compromisso de excelência dos profissionais de Educação da CEBI é concretizado com a promoção de um perfil de aluno que mobilize valores e capacidades que lhe permita acrescentar valor à sociedade, através da tomada de decisões livres e fundamentadas sobre temas sociais e éticos, mobilizando uma capacidade de participação cívica, ativa, consciente e responsável.

Este é o verdadeiro sucesso do Projeto Educativo do Colégio José Álvaro Vidal, em que os saberes essenciais para os alunos do século XXI (inscritos no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória) não se esgotam apenas no seu desempenho em provas externas.

Fonte | Ranking Escolas 2021 do Jornal de Notícias
 

< voltar

Outras Notícias

24 Abril 2024
Kit Básico de Saúde Mental para Crianças
06 Março 2024
Assembleia Geral da Liga de Amigos
20 Fevereiro 2024
Um Olhar Pelos Desafios do Serviço de Intervenção Social e Comunitária
08 Fevereiro 2024
Voluntariado: construindo comunidades mais fortes