Categoria
Institucional
Qua, 2021-10-06 10:33
Da primeira infância à idade sénior, todos foram envolvidos
primeira infância

(Confira os Diretos publicados nas nossas redes sociais das iniciativas do dia 1 de outubro, em Alverca -  https://fb.watch/8uJ3ul7fIT/ - e a fotogaleria com todas as atividades da semana).

Reconhecido como uma oportunidade única para conhecer a força e vitalidade do Setor Fundacional, as comemorações do Dia Europeu das Fundações e Doadores na CEBI apresentaram, uma vez mais, um conjunto de atividades que pretenderam demonstrar o papel pró-ativo que o Terceiro Setor desempenha em benefício dos Cidadãos e das suas Comunidades.

Da primeira infância até à idade sénior, foram envolvidas diferentes faixas etárias numa exposição de atividades que fazem parte da rotina diária da Fundação.
 

Atividades em Alverca


Nos dias 29 e 30 de setembro, alunos e professores participaram em aulas abertas de música e dança, apresentando à Comunidade as dinâmicas inerentes ao trabalho destas competências enquanto práticas pedagógicas que favorecem o processo de construção do conhecimento.  A 1 de outubro, os mini-concertos de piano, por seu lado, proporcionaram um momento cultural de repertório clássico, demonstrando a excelente técnica dos alunos (de piano) do Colégio José Álvaro Vidal.

Durante essa semana existiram, também, ateliês de ciência realizados em parceria com a empresa portuguesa The Inventors, que se dedica ao desenvolvimento de experiências pedagógicas que têm como objetivo inspirar crianças para as áreas das engenharias, artes e criatividade. Turmas de Pré-escolar e 1.º Ciclo foram os participantes.

O Dia Nacional da Água, que se comemorou em simultâneo no dia 1 de outubro, integrou-se nesta semana temática e trouxe à Fundação CEBI os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Vila Franca de Xira (SMAS), numa ação de sensibilização para alunos do 4.º ano. A mensagem de fundo transmitiu a preocupação com a poupança da água e a sua utilização sustentável, assim como a diminuição das pegadas energética, carbónica e hídrica. Foi, ainda, oferecido a cada aluno, um redutor de caudal de água para torneiras domésticas e explicada a sua instalação.

Patente ao público entre os dias 4 e 8 de outubro, está a exposição “A República na Imprensa local”, organizada pela equipa responsável pela Biblioteca do Colégio José Álvaro Vidal, em estreita articulação com o Agrupamento de História, com a coordenação da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e com os alunos de Línguas e Humanidades do 12.º ano.
 

Atividades em Fonte Boa dos Nabos
 

Também o Centro de Recursos de Fonte Boa dos Nabos, na Ericeira, assinalou este Dia Europeu das Fundações e Doadores com uma aula aberta de Yoga para crianças e séniores, iniciativa que também reflete parte da intervenção regular com utentes, numa diversificação de estratégias personalizadas que visam a promoção do bem-estar de todos.

Um Programa que, seguramente, contribuiu para uma maior proximidade à Comunidade que apoiamos,  espírito que preside estas comemorações.

Outras Notícias

24 Abril 2024
Kit Básico de Saúde Mental para Crianças
06 Março 2024
Assembleia Geral da Liga de Amigos
20 Fevereiro 2024
Um Olhar Pelos Desafios do Serviço de Intervenção Social e Comunitária
08 Fevereiro 2024
Voluntariado: construindo comunidades mais fortes