Reconhecido como uma oportunidade única para conhecer a força e vitalidade do Setor Fundacional, as comemorações do Dia Europeu das Fundações e Doadores na CEBI apresentaram, uma vez mais, um conjunto de atividades que pretenderam demonstrar o papel pró-ativo que o Terceiro Setor desempenha em benefício dos Cidadãos e das suas Comunidades. 

Da primeira infância até à idade sénior, foram envolvidas diferentes faixas etárias numa exposição de atividades que fazem parte da rotina diária da Fundação.

Atividades em Alverca

Nos dias 29 e 30 de setembro, alunos e professores participaram em aulas abertas de música e dança, apresentando à Comunidade as dinâmicas inerentes ao trabalho destas competências enquanto práticas pedagógicas que favorecem o processo de construção do conhecimento.  A 1 de outubro, os mini-concertos de piano, por seu lado, proporcionaram um momento cultural de repertório clássico, demonstrando a excelente técnica dos alunos (de piano) do Colégio José Álvaro Vidal.

Durante essa semana existiram, também, ateliês de ciência realizados em parceria com a empresa portuguesa The Inventors, que se dedica ao desenvolvimento de experiências pedagógicas que têm como objetivo inspirar crianças para as áreas das engenharias, artes e criatividade. Turmas de Pré-escolar e 1.º Ciclo foram os participantes.

O Dia Nacional da Água, que se comemorou em simultâneo no dia 1 de outubro, integrou-se nesta semana temática e trouxe à Fundação CEBI os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Vila Franca de Xira (SMAS), numa ação de sensibilização para alunos do 4.º ano. A mensagem de fundo transmitiu a preocupação com a poupança da água e a sua utilização sustentável, assim como a diminuição das pegadas energética, carbónica e hídrica. Foi, ainda, oferecido a cada aluno, um redutor de caudal de água para torneiras domésticas e explicada a sua instalação.

Patente ao público entre os dias 4 e 8 de outubro, está a exposição “A República na Imprensa local”, organizada pela equipa responsável pela Biblioteca do Colégio José Álvaro Vidal, em estreita articulação com o Agrupamento de História, com a coordenação da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e com os alunos de Línguas e Humanidades do 12.º ano.

Atividades em Fonte Boa dos Nabos

Também o Centro de Recursos de Fonte Boa dos Nabos, na Ericeira, assinalou este Dia Europeu das Fundações e Doadores com uma aula aberta de Yoga para crianças e séniores, iniciativa que também reflete parte da intervenção regular com utentes, numa diversificação de estratégias personalizadas que visam a promoção do bem-estar de todos.

Um Programa que, seguramente, contribuiu para uma maior proximidade à Comunidade que apoiamos,  espírito que preside estas comemorações.

Confira os Diretos publicados nas nossas redes sociais das iniciativas do dia 1 de outubro, em alverca -  https://fb.watch/8uJ3ul7fIT/ - e a fotogaleria com todas as atividades da semana.



VOLTAR