Categoria
Educação
Qui, 2022-10-06 13:19
Colégio José Álvaro Vidal: um centro de saber
centro de saber

Marcado por uma dimensão pós-pandémica, o Ano Letivo 2021/2022 foi de retoma e de recuperação de alguma normalidade. Foram meses repletos de projetos e desafios que os alunos do Colégio José Álvaro Vidal (CJAV) abraçaram com muita motivação.

Das Línguas às Artes, passando pela Ciência e pelo Desporto, o CJAV esteve representado em várias áreas do saber, que conferiram ao Colégio uma dimensão muito para além da curricular no ano 2021/2022.


Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) e Instituto Superior Técnico
 

Numa importante aproximação ao mundo académico e profissional, foram várias as participações dos nossos alunos em atividades de caráter científico, que lhes proporcionaram importantes experiências em contextos inovadores. 

Sete alunos do Ensino Secundário foram ‘Cientistas por um Dia’ nas ‘Masterclasses Internacionais em Física de Partículas’, organizadas pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) e pelo Instituto Superior Técnico, em parceria com várias instituições a nível mundial.


Fundação da Juventude
 

Por seu turno, os alunos de Química do 12.º ano do Colégio José Álvaro Vidal submeteram três artigos científicos à 30.º edição do ‘Concurso Nacional para Jovens Cientistas’, promovido pela Fundação da Juventude em colaboração com a Ciência Viva e Inovação.


Olimpíadas da Química Mais e 'Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia’
 

Ainda no âmbito da formação científica, destaque para o 2.º lugar obtido por três alunos do CJAV nas semifinais realizadas em Lisboa das ’55.ª Olimpíadas da Química Mais’ e para a participação de dois estudantes no concurso nacional ‘Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia’, no qual concluíram com sucesso as duas primeiras fases.


Prémio Mário Soares permite visita ao Parlamento Europeu
 

“Estaremos a anos luz?” foi o título do trabalho coletivo de cinco alunos do nosso Colégio que foi premiado pela Fundação Mário Soares com um galardão que pretende valorizar a dimensão europeia da cidadania.

Na sequência desta distinção, os estudantes participaram numa viagem a Bruxelas onde tiveram oportunidade de conhecer o Parlamento Europeu, a Casa da História Europeia e o Parlamentarium, acompanhados por um elemento da Delegação Socialista Portuguesa.


Vários lugares no pódio no concurso ‘Uma Aventura… Literária 2022’
 

O Colégio José Álvaro Vidal esteve ainda representado em várias modalidades do concurso ‘Uma Aventura... Literária 2022’, com diversos alunos em competição. Em 12.798 trabalhos recebidos, as participações dos nossos estudantes, nesta que é a maior competição do género em Portugal, alcançaram vários lugares no pódio e uma Menção Honrosa que merece destaque.

Cinco alunos do 2.º ciclo alcançaram o 1.º lugar ex-aequo na modalidade ‘Teatro na Rádio’. As turmas do 1.º e 2.º anos obtiveram o 2.º prémio ex-aequo em ‘Desenho’, E, a par destas participações coletivas, um aluno do 6.ºB concorreu individualmente na modalidade de ‘Texto Original’, tendo recebido uma Menção Honrosa que deixou a Comunidade Educativa cheia de orgulho.

Outras Notícias

24 Abril 2024
Kit Básico de Saúde Mental para Crianças
06 Março 2024
Assembleia Geral da Liga de Amigos
20 Fevereiro 2024
Um Olhar Pelos Desafios do Serviço de Intervenção Social e Comunitária
08 Fevereiro 2024
Voluntariado: construindo comunidades mais fortes