Num ano letivo 2019/20 afetado pelos constrangimentos do ensino a distância imposto pelo contexto epidemiológico, o primeiro grupo de alunos de secundário (11º ano) do Colégio José Álvaro Vidal realizou exames finais nacionais às disciplinas de Economia A, Físico-Química A, Biologia-Geologia e Geometria Descritiva A. Com uma média percentual de 15,34% nas disciplinas avaliadas, classificou-se como o 17.º melhor Colégio no distrito de Lisboa, o 44.º a nível nacional e o 1.º no concelho de Vila Franca de Xira, neste último indicador, igualando os resultados do ano passado dos exames nacionais de 9.º ano.

Média de exames de alunos da CEBI superior à média nacional

Assumindo que a qualidade de uma Escola não se avalia apenas pelo sucesso nos Exames Nacionais, a publicação dos rankings é sempre um exercício de transparência por parte do sistema de ensino, constituindo uma informação comparativa relevante face ao panorama nacional. O balanço das classificações é globalmente muito positivo, verificando-se que a média percentual dos exames realizados pelos alunos do Colégio da CEBI é superior à média nacional em todas as disciplinas avaliadas:

Ensino Secundário, uma oferta que privilegia a qualidade de ensino

A apresentação pública destes resultados reitera a construção de uma resposta educativa do colégio pautada pelo rigor da aquisição e desenvolvimento de competências. Representa muito mais do que percentagens que nos deixam, naturalmente, satisfeitos. São evidências de que os objetivos previamente delineados para a recente oferta do Ensino Secundário na CEBI se têm vindo a concretizar. São o reflexo de uma boa cooperação entre famílias e escola, alunos e professores.

À escola pede-se, hoje, que mobilize uma ação conciliadora entre a criação de um ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências. Pede-se que seja um contexto no qual os alunos adquiram múltiplas literacias com vista às exigências dos tempos atuais, marcados pela imprevisibilidade e por mudanças aceleradas.

Estamos certos de que o compromisso de excelência dos profissionais de Educação da CEBI será concretizado com a promoção de um perfil de aluno que mobilize valores e competências que lhe permita acrescentar valor à sociedade, que tome decisões livres e fundamentadas sobre temas sociais e éticos, mobilizando uma capacidade de participação cívica, ativa, consciente e responsável. Perseguimos uma conciliação entre uma cultura científica com uma formação de base humanista.

Este é o verdadeiro sucesso do projeto educativo do Colégio José Álvaro Vidal, em que os saberes essenciais para os alunos do século XXI (inscritos no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória) não se esgotam apenas no seu desempenho em provas externas.

Fonte Ranking Escolas: Jornal Expresso/Sic Notícias

 



VOLTAR