Categoria
Educação
Seg, 2023-04-03 15:17
Uma Escola aberta ao mundo: 10 anos de mobilidade internacional
Mobilidades Internacionais

Assente numa vontade imensa de sermos sempre mais inovadores, com o objetivo de nos conectarmos com outras realidades e com pessoas de outras partes da Europa, o Colégio José Álvaro Vidal integra, desde 2013, o ‘Programa Erasmus +’. 
 

Esta participação é a experiência profissional mais verdadeira e mais completa a que nos dispusemos e, por isso, também a mais rica, mais formativa e mais transformadora.


Na soma de 10 anos de experiência, contamos com cinco projetos no âmbito deste programa. Trocamos experiências com 22 Escolas de 13 países europeus e contamos, hoje, com mais de 80 mobilidades de Educadores e Professores. São 10 anos de sucessivas surpresas, constantes desafios e experiências diferenciadas. 


A Escola como um espaço promotor de cidadania europeia


‘Awesome Children Tales, ‘CLEVER – Children Learn English Very Easily and Rejoyce’, ‘Learn To Play, Play to Learn’, ‘SPRINT – School Partnership Realising Integration of New Technologies’ e ‘STEAM – Science Technologies Engineering Arts and Maths’, são os projetos que estiveram implementados no Colégio ao longo desta década. Com eles, viajamos por um universo de objetivos que nos levaram a integrar experiências e acomodar as diferenças, num conjunto renovado de conhecimentos e novas sinergias. 
 

Entendemos a tarefa de educar como a mais seria de todas as tarefas. Nela queremos ser subtis, mas ajudar a construir mentes informadas, humanas, abertas e conscientes, onde se constroem sonhos e se compõem expetativas. 


Pelos nossos alunos e pela gigantesca importância do que fazemos, saímos do nosso Colégio para encontrar inspiração e conhecimento, e partilhar o que somos com outros que, como nós, têm o imenso privilégio de aprender e ensinar todos os dias.

Conhecer o mundo traz-nos clareza, levanta-nos questões, traz-nos perspetiva. Empurra-nos para os diferentes formatos e para as diferentes dimensões do processo de ensino aprendizagem.  Transforma a Escola num espaço promotor de valores democráticos e conscientes, no exercício pleno de uma cidadania europeia.


Uma procura insistente de novas e diferentes dimensões de ensino


Fazer parte dos programas internacionais era inevitável porque temos almas inquietas e desejosas de conhecer, de ter novas experiências e de fazer parte de diferentes dimensões, quando se trata de ensinar e aprender. 

Consideramos que a procura de novas e diferentes dimensões do ensino, a partilha de práticas pedagógicas e estratégias provenientes de diferentes sistemas educativos, tem assumido um caráter relevante, mobilizador da diferença e motivador da implementação de intervenções diferenciadas, com efeitos nas áreas pessoal, profissional, organizacional, social e cultural. 
 

Visionamos ser uma Escola de referência pelo sucesso académico e profissional dos nossos alunos e pela implementação de práticas inovadoras que nos conduzam a um ensino de excelência, primando quer pela qualidade do nosso ambiente interno quer pela qualidade das nossas relações externas, distinguindo-nos pelo elevado grau de satisfação da comunidade que servimos.


Quando abrimos a porta da Escola e deixamos o mundo entrar, a Escola fica mais rica. Transforma-se num espaço de aprendizagens diferenciadas e práticas enriquecidas com uma visão ampliada e privilegiada sobre diferentes formas de fazer Educação, de ensinar e de aprender. Por tudo isto, já faz dez anos que abrimos a porta da Escola. E deixámos o mundo entrar!
 

< voltar

Outras Notícias

07 Maio 2024
Ex-alunos da CEBI continuam a participar no projeto "Tenho Voto na Matéria" da UNICEF
30 Abril 2024
Laço Azul: consciencializar para os Maus-Tratos na Infância
24 Abril 2024
Kit Básico de Saúde Mental para Crianças
06 Março 2024
Assembleia Geral da Liga de Amigos