Categoria
Institucional
Seg, 2025-11-10 14:29
57.º aniversário da CEBI, com 30 anos de Fundação Comunitária
30-anos-de-fundacao-comunitaria

No próximo dia 27 de novembro decorrerá a Sessão solene do 57.º Aniversário da Fundação CEBI. A data assume, este ano, um significado especial, porque se assinalam também 30 anos desde a constituição da CEBI como Fundação Comunitária e 30 anos da criação do Centro de Emergência Social, atualmente Casa de Acolhimento Residencial. Este percurso reflete uma história construída com a comunidade, pela comunidade e para a comunidade.

Esta cerimónia comemorativa incluirá uma mesa-redonda sob o tema “O Futuro das Fundações Comunitárias em Portugal”, reunindo instituições de referência do setor social que refletirão sobre o papel das fundações comunitárias no fortalecimento da coesão social e no desenvolvimento local.


PROGRAMA:

17h00 | Performance de abertura 
Declamação de poema por alunos do Colégio José Álvaro Vidal, num momento rítmico e celebrativo. 

17h15 | Apresentação do vídeo “30 anos de Fundação Comunitária: da génese à ação”
Segue-se um breve momento com testemunhos de: 
Mónica Vidal, filha de José Álvaro Vidal e Vice-presidente do Conselho de Administração;
Fernando Paulo Ferreira, antigo administrador da CEBI e Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. 

17h35 | Mesa-redonda: "O futuro das Fundações Comunitárias em Portugal" 
Moderada por Luís Ferreira Lopes, com a participação do/a: 
Centro Português de Fundações - Dr. Nunes Liberato; 
Fundação Mendes Gonçalves - Dr. Tiago Pereira; 
Fundação ADFP - Dr. Jaime Ramos; 
CASES - Dr. Eduardo Graça. 

18h45 | Homenagem a Colaboradores 
Momento de homenagem aos Colaboradores que completam vinte anos de trabalho na Fundação CEBI. 

19h00 | Sessão de Encerramento
Conduzida por:
Dra. Ana Maria Lima, Presidente do Conselho de Administração da Fundação CEBI;
Doutor Fernando Alexandre, Ministro da Educação (a confirmar).

19h30 | Porto de Honra 



Celebramos mais um ano de história e, simultaneamente, honramos trinta anos de missão, dedicação e presença ativa na comunidade. É um momento de celebração e também de visão. Olhamos para o futuro com a convicção de que os próximos anos serão marcados pela inovação social, pela continuidade das parcerias que nos fortalecem e pela capacidade de criar respostas cada vez mais transformadoras.

Outras Notícias

31 Outubro 2025
CEBI assume compromisso ativo na resposta à crise climática
30 Setembro 2025
Celebramos o papel do setor fundacional!
31 Julho 2025
Campanha de Angariação de Material Escolar
12 Junho 2025
Ciência, inovação e transformação social levam aluna da CEBI até à Johns Hopkins University

Testemunhos

Em dia de aniversário, manda a tradição que se felicite o aniversariante. Neste caso, há um triplo aniversário e muitas razões para celebrar.

A Fundação CEBI é uma instituição singular em setores tão fundamentais como são a educação e a segurança social.

Há cerca de duas décadas, visitei as instalações e tive uma experiência inolvidável: falar da importância da língua materna num grande espaço a abarrotar de alunos, pais e funcionários, sem que se ouvisse um sussurro. Uma boa lição também para mim.

Formulo votos para que a Fundação continue por muitos anos a cumprir a sua missão.
 

Edite Estrela 

É com enorme prazer e alegria que dou os parabéns à Fundação CEBI, pela comemoração dos 30 Anos após a sua constituição e pelo brilhante trabalho que têm desenvolvido.

Temos gosto e orgulho por sermos Parceiros do CEBI desde os anos 90, quando o CEBI era liderado pelo Professor José Álvaro Vidal, que foi um Homem do Social, com uma vasta vida Associativa em inúmeras Instituições Sociais, incluindo a AFID, na qual foi um excelente Presidente da Assembleia Geral.  

É com um sentimento forte de Parceria que nos associamos às comemorações do 57.º Aniversário do CEBI e aos 30 Anos da constituição da Fundação CEBI e da criação da Casa de Acolhimento Residencial.A Fundação CEBI é uma referência local (Alverca) e Nacional, pelo excelente trabalho que tem vindo a desenvolver nas áreas Educativa e Social, em particular pelos mais necessitados. É um Exemplo para a AFID.


Domingos Rosa, Presidente do Conselho Executivo da Fundação AFID