Categoria
Educação
Seg, 2023-04-03 11:47
Ana Maria Magalhães com ‘Uma Aventura’ na CEBI
Uma Aventura_Ana Maria Magalhães

Foi Professora durante 40 anos, escreve desde 1982 e já soma mais de 123 livros publicados. Considera que o trabalho desenvolvido nas Escolas é determinante na vida dos alunos, nomeadamente na aquisição de competências relacionadas com a leitura e com a escrita. A escritora Ana Maria Magalhães protagonizou ‘Uma Aventura’ no Colégio José Álvaro Vidal, em duas sessões de apresentação do novo livro da coleção, dirigidas às turmas do 5.º e do 6.º ano.

Foi no passado dia 27 de março que Ana Maria Magalhães apresentou o 66.º título da coleção ‘Uma Aventura’ aos alunos do 2.º ciclo do Colégio José Álvaro Vidal. Nas sessões, participadas e esclarecedoras, contou que começou a escrever com apenas 9 anos, para um “irmão mais novo que estava doente”. A família sempre a apoiou e foi, muitas vezes, a razão do seu sucesso! Não sabia, ainda, que queria ser escritora porque, na verdade, “em pequena queria ser muita coisa”, mas o amor aos livros permaneceu. E vingou!


“Nota-se de imediato que este Colégio funciona muito bem”


Sobre as sessões que dinamizou na CEBI, Ana Maria Magalhães afirmou de imediato: “esta é uma Escola que funciona muito bem, tem alunos muito habituados a estar em grupo, a receber outras pessoas, a respeitar a sua vez”.
 

A escritora esclareceu também que alunos motivados para a leitura e para a escrita são estudantes necessariamente estimulados pelos Docentes que os acompanham – “um Professor de 1.º ciclo ou de Português tem que ser capaz de passar o amor aos livros aos seus alunos. O trabalho que se faz nas Escolas é determinante na vida dos jovens”, acrescentou.


“Uma forma de acompanhar as gerações para as quais trabalho”


Depois de quatro décadas a lecionar, hoje percorre as Escolas do país para se dar a conhecer aos seus leitores, numa tarefa que considera “extremamente importante para que as crianças e jovens dominem os bastidores das obras”.

Confessa que até para si estes encontros são bastante interessantes – “é uma forma de acompanhar as gerações para as quais trabalho e de seguir a evolução das Escolas. Ficamos com uma imagem mais concreta de como está a Educação em Portugal”, afirmou. A escritora considerou ainda que o trabalho com estudantes “é muito agradável e estimulante” e, por isso, confessou que tem “um carinho muito especial por estes momentos”!
 

Estar atento para nunca “afastar as crianças do prazer da leitura”


‘Uma Aventura’ é das coleções mais acarinhadas pelo público infantojuvenil em Portugal. Começou por ser um projeto de “apenas um livro que procurava ir ao encontro dos interesses das idades para o qual se destinava”. O sucesso foi tanto que a coleção já atravessou várias gerações e, entretanto, a dupla Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada já abraçou vários outros projetos de escrita. Somam, em conjunto, 123 livros publicados, sempre em coautoria.
 

“À mesa de trabalho, eu e a Isabel temos dois cérebros, quatro olhos e quatro braços. E isso é fantástico!”, revelou.


Quando questionada sobre o seu livro preferido, Ana Maria Magalhães responde prontamente: “gosto de tudo o que escrevi”! Ainda que seja certo que “o mesmo livro pode ser divinal para um conjunto de jovens, mas muito aborrecido para outros”. É preciso “estar atento e aceitar essa realidade”, não obrigar a leituras que causem desinteresse porque isso, alerta, “só afasta as crianças do prazer da leitura”. 
 

< voltar

Outras Notícias

24 Abril 2024
Kit Básico de Saúde Mental para Crianças
06 Março 2024
Assembleia Geral da Liga de Amigos
20 Fevereiro 2024
Um Olhar Pelos Desafios do Serviço de Intervenção Social e Comunitária
08 Fevereiro 2024
Voluntariado: construindo comunidades mais fortes