Categoria
Educação
Seg, 2021-05-24 10:27
Colégio da CEBI nas primeiras 50 escolas do país
ranking

Num ano letivo 2019/20 afetado pelos constrangimentos do ensino a distância imposto pelo contexto epidemiológico, o primeiro grupo de alunos de secundário (11º ano) do Colégio José Álvaro Vidal realizou exames finais nacionais às disciplinas de Economia A, Físico-Química A, Biologia-Geologia e Geometria Descritiva A. Com uma média percentual de 15,34% nas disciplinas avaliadas, classificou-se como o 17.º melhor Colégio no distrito de Lisboa, o 44.º a nível nacional e o 1.º no concelho de Vila Franca de Xira, neste último indicador, igualando os resultados do ano passado dos exames nacionais de 9.º ano.   
 

Média de exames de alunos da CEBI superior à média nacional   
 

Assumindo que a qualidade de uma Escola não se avalia apenas pelo sucesso nos Exames Nacionais, a publicação dos rankings é sempre um exercício de transparência por parte do sistema de ensino, constituindo uma informação comparativa relevante face ao panorama nacional. O balanço das classificações é globalmente muito positivo, verificando-se que a média percentual dos exames realizados pelos alunos do Colégio da CEBI é superior à média nacional em todas as disciplinas avaliadas:

rankings

 
 
Ensino Secundário, uma oferta que privilegia a qualidade de ensino


A apresentação pública destes resultados reitera a construção de uma resposta educativa do colégio pautada pelo rigor da aquisição e desenvolvimento de competências. Representa muito mais do que percentagens que nos deixam, naturalmente, satisfeitos. São evidências de que os objetivos previamente delineados para a recente oferta do Ensino Secundário na CEBI se têm vindo a concretizar. São o reflexo de uma boa cooperação entre Famílias e Escola, Alunos e Professores.  

À escola pede-se, hoje, que mobilize uma ação conciliadora entre a criação de um ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências. Pede-se que seja um contexto no qual os alunos adquiram múltiplas literacias com vista às exigências dos tempos atuais, marcados pela imprevisibilidade e por mudanças aceleradas.  

Estamos certos de que o compromisso de excelência dos profissionais de Educação da CEBI será concretizado com a promoção de um perfil de aluno que mobilize valores e competências que lhe permita acrescentar valor à sociedade, que tome decisões livres e fundamentadas sobre temas sociais e éticos, mobilizando uma capacidade de participação cívica, ativa, consciente e responsável. Perseguimos uma conciliação entre uma cultura científica com uma formação de base humanista.  

Este é o verdadeiro sucesso do projeto educativo do Colégio José Álvaro Vidal, em que os saberes essenciais para os alunos do século XXI (inscritos no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória) não se esgotam apenas no seu desempenho em provas externas.  

Fonte Ranking Escolas: Jornal Expresso/Sic Notícias

Outras Notícias

24 Abril 2024
Kit Básico de Saúde Mental para Crianças
06 Março 2024
Assembleia Geral da Liga de Amigos
20 Fevereiro 2024
Um Olhar Pelos Desafios do Serviço de Intervenção Social e Comunitária
08 Fevereiro 2024
Voluntariado: construindo comunidades mais fortes