Património

A CEBI – Fundação para o Desenvolvimento Comunitário de Alverca, também designada por Fundação CEBI, sediada em Alverca, no Concelho de Vila Franca de Xira, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, dirigindo a sua atividade para crianças, jovens, Idosos e famílias, com particular atenção aos mais desfavorecidos.

A Fundação tem vindo a reforçar o seu património inicial de 837.772,97 euros, proveniente dos bens transferidos da Liga de Amigos do CEBI em 738.013,39 euros e das dotações de igual montante das OGMA e da Companhia Geral de Crédito Predial Português em 49.879,79 euros. Atualmente o Património atinge um valor na ordem dos 20 milhões de euros em Instalações, com 21.000 m2 de área construída.

Em Alverca do Ribatejo, Concelho de Vila Franca de Xira, dispõe de Instalações onde funcionam o Colégio José Álvaro Vidal - desde a Creche ao 9º ano de Escolaridade -, o Departamento de Emergência Social, o Departamento de Intervenção Social e Comunitária, o Departamento de Acolhimento e Apoio a Idosos e a Clínica de Medicina Física e de Reabilitação, serviços que apoiam diariamente cerca de três mil famílias.

No Concelho de Mafra, em Fonte Boa dos Nabos, está sediado o Centro de Recursos da Ericeira, numa quinta de 16.000 m2. Este equipamento, em funcionamento desde de 2002, destina-se a acolher crianças em Creche e Pré-escolar, ao apoio a Famílias Monoparentais em situação risco e ao acolhimento de Idosos.