Oferta Complementar

Becre


A Biblioteca Escolar e Centro de Recursos Educativos (BECRE) é uma estrutura que assegura o funcionamento dinâmico do espaço educativo para as diferentes valências do colégio.

A biblioteca escolar constitui, da Creche ao Ensino Secundário, um lugar de interseções e de colaboração, com enfoque no trabalho colaborativo e na construção interdisciplinar, visando o desenvolvimento das diferentes literacias. Num contexto que contempla a Educação Inclusiva, pretende-se promover o desenvolvimento das literacias essenciais ao exercício de uma cidadania plena. A biblioteca escolar tem vindo, neste sentido, a contribuir para a promoção das literacias cujo domínio permitirá uma aprendizagem contínua, uma crescente consciência crítica, bem como o desenvolvimento cultural e social, indispensáveis a um mundo em acelerada mudança.
 

Projetos Multidisciplinares


Os projetos multidisciplinares visam a promoção de competências em diferentes áreas e a capacidade de inovação e empreendedorismo ambiental, tecnológico, criativo e cultural.  

A participação dos alunos nestes projetos dá-lhes um sentimento de pertença a um grupo, a uma escola, a uma Comunidade. 

No âmbito destas atividades são implementadas práticas de diversas áreas onde os alunos contribuem para a procura de soluções e respostas nos diferentes domínios. Estes projetos permitem o desenvolvimento pessoal de cada estudante e apresentam-se como um processo colaborativo, culminando com a partilha e a comunicação dos resultados com a comunidade, ampliando o conceito de responsabilidade social científica, ao mesmo tempo que estimula a criatividade, autonomia e pensamento crítico.

Uma vez que são pensados de forma estruturada e interligada, permitem a melhor compreensão dos temas abordados e ampliam os seus conhecimentos.
 

Clubes


A exposição dos jovens a uma enorme variedade de ferramentas digitais e às redes sociais contribui para um certo alheamento da realidade e do outro. Assim, a valorização do trabalho em equipa e das competências sociais, do ponto de vista curricular terá de ser cada vez maior.

Com o intuito de fortalecer estas competências,  com a preocupação de articular e aprofundar a resposta pedagógica, o Colégio conta com a oferta de clubes, de frequência facultativa, onde os alunos podem desenvolver atividades  temáticas no âmbito artístico, cultural e ambiental.

O Colégio oferece a possibilidade de frequência de quatro clubes, o Clube Europeu, Clube Eco-Escolas, Clube dos Riscos e Clube da História das Ideias.

A implementação destas atividades está alicerçada nos valores da responsabilidade, respeito, argumentação, criatividade, consciência cívica e ambiental, pretendendo-se desenvolver nos alunos a capacidade de regular o seu próprio trabalho, promovendo uma cultura de autonomia que facilite a aquisição de diferentes competências promotoras do sucesso escolar e pessoal.
 

Salas de Estudo


Espaço dinâmico, construtivo e enriquecedor do processo de aprendizagem, onde, de forma autónoma  e responsável, o aluno poderá estruturar e consolidar as aprendizagens.

Promovem o trabalho individual e/ou  colaborativo num ambiente pedagógico orientado por  docentes de diferentes áreas disciplinares. 

As salas de estudo decorrem diariamente, das 16h30 às 18h00, e são de frequência facultativa.