Oferta Educativa - Pólo de Alverca

O Colégio José Álvaro Vidal valoriza a construção do conhecimento, do saber fazer, promovendo multiliteracias em ambientes físicos e digitais, recorrendo ao trabalho colaborativo e de projeto numa relação biótica com a natureza, respeitando os ritmos individuais de cada criança e de cada aluno.

 

Creche

 

“O desenvolvimento e aprendizagem da criança ocorrem num contexto de interação social, em que a criança desempenha um papel dinâmico. Desde o nascimento, as crianças são detentoras de um enorme potencial de energia, de uma curiosidade natural para compreender e dar sentido ao mundo que as rodeia".  
OCEPE

 

Slideshow
Berç_1
Berç_3
Berç_2
Berç_4
Berç_6
Berç_8
Berç_9
10
Berç_12
Berç_13
Berç_14
creche_colegio_jose_alvaro_vidal
creche_colegio_jose_alvaro_vidal
creche_colegio_jose_alvaro_vidal
creche_colegio_jose_alvaro_vidal
2 anos_1
2 anos_2
2 anos_3
2 anos_4
2 anos_5
2 anos_6
2 anos_7
2 anos_9


Resposta socioeducativa diferenciada para o acolhimento de crianças dos 4 meses (Sala de Aquisição de Marcha) aos 2 anos, em contexto de elevada qualidade. Um encontro entre a afetividade, a cultura e o bem estar.  
   
Com um Projeto pedagógico pensado na individualidade de cada criança, centrado na autonomia, participação, curiosidade, imaginação e na criatividade, com espaços que privilegiam o diálogo e experiências que dão vida à interação, cultivam o inesperado, o espanto e a serenidade, a Creche da Fundação CEBI desenvolve-se num ambiente próprio que permite à criança o contato com a natureza, a liberdade de expressar as suas emoções e sentimentos, numa perspetiva de construção da sua própria identidade e cidadania.  
 

Creche Familiar  
 

“A prova de sucesso da nossa ação educativa é a felicidade da criança”.   
Maria Montessori


Resposta socioeducativa concebida num ambiente próprio para o acolhimento de crianças dos 4 meses aos 2 anos de idade, numa perspetiva de colaboração efetiva entre a família, a assistente familiar e o Educador de Infância.

Projeto pensado num contexto pedagógico único, desafiador e estimulante, promotor do desenvolvimento integral de cada criança, num ambiente de segurança física e afetiva individual e personalizada.


Pré-Escolar  
 

“Apostar na educação como principal fator de desenvolvimento humano e social significa acreditar que não há fase da vida em que a educação não seja crucial”.  
OCEPE

 

Slideshow
Pré_escolar_2
Pré_escolar_4
Pré-Escolar_21
Pré-Escolar_23
Pré_escolar_5
Pré-Escolar_16
Pré-Escolar_14
Pré-Escolar_12
Pré-Escolar_20
Pré-Escolar_13
Pré-Escolar_19
Pré-Escolar_22
horta
Pré-Escolar_18
Pré_escolar_11
Pré-Escolar_17


Assente na vontade de sermos sempre mais inovadores, convidando diariamente a experiências que inspirem e estimulem todos os seus alunos, o pré-escolar orienta o processo educativo de cada criança, dos 3 aos 5 anos, certo de que as vivências, as experiências e as aprendizagens no tempo do pré-escolar, as acompanharão para a vida.  

Sensibilizamos para a exposição e debate de ideias, favorecemos a consciência critica e o pensamento criativo, valorizando o conhecimento e as ideias da criança, promovendo uma aprendizagem ativa e participada do grupo, priorizando a simplicidade.

Educamos para as emoções, alimentando a curiosidade para que conheçam e contactem com os seus limites e energia, sejam semeadores de ideias e pensadores criativos com confiança para enfrentar questões abertas e os desafios do mundo moderno, fazendo dos seus sonhos e expectativas para a vida, um teatro de alegria.  
 

1.º Ciclo  
 

Um trabalho de coadjuvação de toda a vasta equipa que faz a gestão das aprendizagens na sala de aula.

 

Slideshow
1_ciclo_1
1_ciclo_2
1_ciclo_3
1_ciclo_4
1_ciclo_6
1_ciclo_8
1_ciclo_9
1_ciclo_11
1_ciclo_13
1_ciclo_14
1_ciclo_12
1_ciclo_13
1_ciclo_14
1_ciclo_18


Esta é uma nova etapa. Uma fase de aprendizagens formais que tem como objetivo a formação pessoal e académica do aluno. Conta com uma Equipa Pedagógica estável que acompanha o grupo/turma ao longo dos 4 anos.   

O professor titular da turma gere as áreas curriculares nucleares, com o professor de inglês que promove uma comunicação multilingue, o professor de música que desperta os sentidos e a psicóloga de valência, que  promove a Inteligência Emocional, desenvolvem um trabalho colaborativo, de mentoria através da Metodologia de Trabalhos por Projetos,  promovendo uma organização flexível do currículo, integrando as diferentes áreas do saber, selecionando e priorizando conteúdos com vista ao desenvolvimento de aprendizagens significativas. 

 

2.º e 3.º Ciclos

 

“Para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas permitem-nos andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido”.  
Rubem Alves

 

Slideshow
2.º e 3.º Ciclos_2
2.º e 3.º Ciclos_1
2.º e 3.º Ciclos_3
2.º e 3.º Ciclos_4
2.º e 3.º Ciclos_5


Centrado na pessoa e ação no mundo, enquanto bem comum a preservar, um dos pilares do colégio é promover uma visão estruturante e equilibrada do processo de ensino/aprendizagem, apoiada num papel ativo, interventivo, empreendedor e  responsável  de cada aluno, adjetivos que assumem  uma visão de excelência na formação, aprendizagem e crescimento individual e coletivo.

Valorizamos um projeto educativo baseado nos valores e princípios do humanismo, solidariedade, igualdade de oportunidades, assente em ambientes e estímulos educativos adequados a cada faixa etária e características individuais de cada aluno,  em estreita colaboração com as famílias.  

Apostamos  em atividades  complementares,  promotoras  de bases estruturantes na formação do saber, saber ser e saber fazer, como o apoio tutorial, clubes, salas de estudo e uma vasta oferta de atividades de enriquecimento curricular.

Desta forma, possibilita-se a criação de habitats férteis que estimulam as crianças e jovens na construção dos seus projetos de vida pelo desenvolvimento de atitudes ativas, autónomas e responsáveis.


Ensino Secundário

 

“(...) Há escolas que são asas (...) que existem para dar aos pássaros coragem para voar”.  
Rubem Alves

 

Slideshow
Secundário_4
Secundário_8
Secundário_1
Secundário_3
Secundário_0
Secundário_6
Secundário_10
Secundário_9
Olimpiadas Geografia
Secundário_13
Secundário_14
Secundário_12
Secundário_11


Encorajar o voo e dotar os alunos de asas para voar constituem conexões de construção e crescimento.  
Apoiado num ambiente escolar empreendedor, com recursos  diversificados e adequados a práticas pedagógicas ativas e participativas, promovemos, através do mesmo, condições de equilíbrio emocional e racional entre o conhecimento, inovação, autonomia, criatividade e pensamento crítico.

Conscientes dos desafios e exigências do futuro, direcionamos o processo de ensino/aprendizagem  para uma cultura baseada na construção sólida do saber,  saber ser e saber fazer.   
 

Incentivamos a participação em projetos inovadores, nacionais e/ou internacionais, e apostamos em parcerias institucionais que promovam dinâmicas enriquecedoras e potenciem,  não só o sucesso escolar, mas também a preparação para o ingresso no ensino superior.

A nível curricular, os alunos dispõem de um reforço na componente letiva nas áreas de Português, Matemática A, Física e Química A e Biologia e Geologia, que se prolongam a todas  as áreas disciplinares, alvo de avaliação externa, após o término do ano letivo.

A simbiose de dinâmicas aspira, assim, a uma genética cuja base é a motivação e o compromisso para fazer melhor e ser sempre melhor.