Projetos Internacionais

Erasmus+


Assente na vontade de sermos sempre mais inovadores, a participação no programa Erasmus + traz ao Colégio práticas diferenciadas, modelos heterogéneos e diferenças que nos equilibram, deixando a sublinhado a importância de formar pessoas, mais do que ensinar.                 
 

Contamos com participação em 5 projetos internacionais, numa parceria que envolveu mais de 35 escolas parceiras espalhadas em toda a europa e contou com mais de 80 mobilidades de docentes do Colégio.


Entendemos a tarefa de educar como a mais séria de todas as tarefas, e nela, queremos ser subtis, mas ajudar a construir mentes informadas, humanas, abertas e conscientes, onde se constroem sonhos e se alimentam expectativas.

Considerando a nossa convicção que somos uma escola que aprende, importa analisar outras realidades, fazer comparações e aprender com elas. Queremos experimentar o Universo e o Mundo à nossa volta, sacudir ideias, sair da rotina para ganhar perspetiva, trazendo para o Colégio as mudanças que nos auxiliam a analisar e reposicionar as nossas práticas e a nossa intervenção educativa.  Com estas participações visamos reunir ideias e conceções, numa dose necessária de incerteza, na certeza de que a virtude de uma consciência irrequieta nos levará à essência de uma vida criativa e a fronteiras de experiências, como elementos fundamentais na escolha de caminhos e na construção de projetos de vida.                 
 

Intercâmbios


Por que razão os intercâmbios são uma mais-valia para a aprendizagem? 

A escrita pensada para uma situação de comunicação autêntica é interativa e objetiva, isto é, quando se escreve, existe sempre um destinatário e uma intenção.

O objetivo do professor é, portanto, o de preparar o aluno para situações comunicacionais fora do contexto da sala de aula, então por que não valer-se dessas mesmas situações para gerar aprendizagem?

Nesta perspetiva, e seguindo as orientações do Quadro comum europeu de referência para as línguas, os intercâmbios pretendem dar resposta a essa necessidade de criar as referidas situações de comunicação autênticas para que os alunos possam ativar todos os conhecimentos e ensaiar as competências adquiridas ao longo da aprendizagem em língua estrangeira. Deste modo, o discente deixa de ser recetor passivo das ideias do professor e, em cooperação com o colega de intercâmbio, motiva-se para a aprendizagem, já que tem um objetivo concreto: o de comunicar com o outro.

Por tudo isto, os intercâmbios permitem desenvolver os processos que conduzem à apropriação de uma nova língua: há uma tomada de consciência sobre o significado de “comunicação” e essa consciência será a base da autonomia que se desenvolverá, graças à autenticidade da comunicação efetuada entre os aprendizes e os seus correspondentes.    

Programa ERASMUS - CEBI Meeting, março de 2022 

Ficheiro de vídeo file