Resposta Comunitária Multidimensional | Fundação CEBI

Resposta Comunitária Multidimensional

A matriz fundamental do Departamento de Intervenção Social e Comunitária (DISC)  consiste na prevenção da exclusão social, na promoção da inclusão e na construção da coesão social, tendo como principal finalidade diagnosticar, enquadrar conceptualmente e intervir, através da ação social e da psicologia, junto das populações mais fragilizadas da comunidade em que se insere. Constitui assim um dos pilares em que assenta a missão social da Fundação.

O Departamento desenvolve ações no âmbito da contenção de situações de crise, na prevenção dos fatores de risco, no atendimento social e psicológico, bem como na organização de respostas articuladas e sistémicas com vista ao bem-estar e à autonomia das pessoas. É composto por técnicos especializados nas áreas sociais e comportamentais.

O DISC intervém em parceria com diversos agentes locais e regionais nos diferentes domínios da sua intervenção e tem uma participação ativa na Rede Social do Concelho.

Durante o ano de 2020 deu-se resposta a 494 agregados domésticos em Atendimento Social, e 702 pessoas beneficiaram de apoio alimentar.