No dia 18 de fevereiro, as crianças do Ensino Pré-escolar do Centro de Recursos da Ericeira da Fundação CEBI tiveram oportunidade de experimentar, juntamente com um acompanhante adulto, uma Aula Aberta de Yoga para Crianças. A iniciativa, dinamizada pela Instrutora Sónia Costa, da Escola “Family Yoga” e da Confederação Portuguesa de Yoga, contou com 26 participantes que, a partir de um ambiente tranquilo e harmonioso, interagiram entre si, perspetivando a descoberta da modalidade e a consciencialização individual e do outro.

Durante a atividade, que decorreu nas instalações do CRE, em Fonte Boa dos Nabos, os participantes procuraram equilibrar as energias do corpo e gerar um estado de calma e bem-estar promotor da melhoria da relação entre o adulto e a criança.

Modalidade informal, lúdica e espontânea

Através de exercícios específicos, o Yoga permite que as crianças aprendam a brincar e vivenciar o seu corpo de uma forma mais divertida. A prática milenar “fomenta o desenvolvimento físico, mental e emocional, gerando mais equilíbrio, força e flexibilidade”.

Com recurso a histórias, alusões a elementos da natureza e muitos jogos e brincadeiras, o Yoga para Crianças “é apresentado de maneira informal, lúdica e muito espontânea”. Durante as aulas práticas, a concentração está sempre presente “nas suas mais variadas formas, desde o centramento, aquecimento, posturas, respiração e relaxamento”.

Estimular a imaginação e a criatividade, promover e enriquecer a qualidade de vida, desenvolver a força, a agilidade e a flexibilidade, assim como promover um estado de aceitação e calma interior e conferir uma base ética de respeito por si e pelo outro, são alguns dos objetivos trabalhados em cada sessão.



VOLTAR