O convite foi feito às crianças de 1 ano da Creche, durante o dia 14 de novembro, com o intuito de lhes proporcionar uma prática sensorial e lúdica, inspirada no conceito do Jogo Heurístico. O objetivo: deixar os participantes da atividade atuar de forma criativa, explorando livremente, interagindo, inventado e atuando no espaço. 

Recriando um ambiente outonal, a partir da utilização de elementos da natureza característicos da época do ano, uma das salas da Creche foi completamente transformada para receber a atividade.

As folhas secas cobriam a maior parte do cenário e fizeram sucesso entre as crianças participantes. O ambiente foi ainda enriquecido com música e sons da natureza, de forma a interligar as experiencias sensitivas às diferentes linguagens artísticas. 

Atividade explora conceito do Jogo Heurístico

Depois de descalçarem os sapatos e tirarem as luvas, os participantes, utilizando a imaginação, foram construindo narrativas lúdicas com significado, reforçando a ideia de que “brincar com qualidade” obriga a que a se garanta “tempo e espaço qualificado e diversificado”.

No final do dia, a Sala onde decorreu a atividade continuou aberta, desta vez com o intuito de proporcionar a mesma experimentação às respetivas famílias.

Respondendo ao desejo natural que as crianças têm de conhecer o mundo em que vivem, manipulando os seus elementos e exercendo uma ação direta sobre eles, o conceito do Jogo Heurístico reconhece um papel fundamental do adulto na preparação do ambiente, assim como na seleção dos diferentes materiais que o vão compor. No entanto, a sua postura durante o desenvolvimento da atividade é menos interventiva, dando maior importância à observação das crianças durante a exploração proporcionada. 
 



VOLTAR