No âmbito do Projeto “SOS Azulejo”, em que os alunos do Colégio José Álvaro Vidal são convidados anualmente a participar, as turmas do 6.º ano visitaram, a 31 de janeiro, o Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa.

Durante a atividade, que procurou sensibilizar e consciencializar os participantes para a importância da valorização patrimonial, os alunos tiveram oportunidade de conhecer e compreender as várias técnicas de azulejaria, bem como a sua contextualização histórica, através de uma visita guiada pelo Museu.

A Visita de Estudo, programada no âmbito da disciplina de Educação Visual, incluiu, também, uma ação prática, através da participação dos alunos num ateliê de pintura de azulejo. A atividade pedagógica faz parte da oferta educativa e cultural do Museu Nacional e pretende “chamar a atenção para a necessidade e importância da proteção daquela que é a expressão artística diferenciadora da cultura portuguesa no mundo: o azulejo”.

Temática da azulejaria explorada pelos estudantes da CEBI

Tendo em consideração que o “património azulejar português é de uma riqueza e valor incalculáveis”, o Projeto de carácter nacional “SOS Azulejo” foi criado em 2007 com o intuito primeiro de o conservar, defender e preservar. 

Anualmente, o Colégio José Álvaro Vidal tem vindo a participar numa Ação Escola promovida no âmbito deste Projeto, sensibilizando a Comunidade Escolar para a “necessidade imperiosa de combater a grave delapidação da Azulejaria”. 

Destacando-se pela “qualidade e quantidade de temas, estilos, materiais, técnicas e usos”, a azulejaria ocupa um lugar de relevo não só no panorama histórico e artístico do nosso país, como enquanto Património da Humanidade. A temática tem vindo a ser explorada pelos estudantes da CEBI, motivados e dinamizados pelos Professores de Educação Visual.



VOLTAR