As turmas do 5º e do 9º ano do Colégio José Álvaro Vidal vão associar-se à Ação Escolar do Projeto “SOS Azulejo”, uma iniciativa coordenada pelo Museu da Polícia Judiciária (MPJ) que nasce da “necessidade imperiosa de combater a grave delapidação do Património Azulejar português”.

O Projeto “SOS Azulejo” pretende promover a conservação preventiva e a sensibilização para a valorização do Azulejo tipicamente português.  Encontram-se envolvidas todas as faixas etárias e todos os tipos de Escola – de Jardins de Infância a Universidades - de Norte a Sul do país.

Uma iniciativa de âmbito nacional que envolve mais de 9000 participantes

Numa atividade que se pretende pedagógica, lúdica e com algum impacto social, cerca de 120 alunos da CEBI vão construir um mural no Colégio José Álvaro Vidal através da utilização de moldes desenhados por si, que procuram reproduzir a Azulejaria portuguesa. A iniciativa decorre a 4 de maio, entre as 08h30 e as 16h00, e pretende sensibilizar a Comunidade Escolar para a conservação, a prevenção e a valorização do Azulejo, que tem uma riqueza e valor incalculáveis, ocupando um lugar de relevo “não só no Património Histórico e Artístico do nosso país, como enquanto Património da Humanidade”. Tendo diversos temas, estilos, materiais e técnicas como base, a atividade está articulada com a disciplina de Educação Visual, consolidando um conjunto de aprendizagens. 

Acompanhe o desenrolar da iniciativa durante o dia na nossa página do Facebook.



VOLTAR