“Diversidade: Construir Conexões para Crescer” foi o tema de fundo deste ano escolar tão atípico, que procurou ter a abrangência necessária para servir vários âmbitos e contextos, tal como se espera de uma Escola multidisciplinar e com valências tão distintas como o Colégio José Álvaro Vidal.
A pandemia veio fazer-nos refletir sobre o modo como a escola tem de funcionar, trazendo múltiplos desafios à promoção do bem-estar, desenvolvimento e aprendizagem da criança.

Depois de um ano extremamente desafiante, as atividades letivas de 2020/2021 encontram-se a terminar. As ofertas educativas de Creche e Pré-escolar privilegiaram atividades ao ar livre nos diversos momentos de “Encerramento de Ano Letivo”, valorizando o brincar, o contacto com ambientes naturais e a educação para a sustentabilidade.

“Dancing in the Garden” 

A atividade Dancing in the Garden assinalou o encerramento do ano letivo da faixa etária dos 2 anos. A expressão corporal livre, associada a estímulos musicais diversificados, constituiu uma experiência enriquecedora, pois a partir de diferentes sonoridades as crianças criam e interpretam movimentos e ações.
O desenvolvimento do sentido rítmico, pressupõe a vivência do corpo em ação, estabelecendo uma simbiose perfeita entre a música e a dança.

Paisagens Narrativas – “Vamos à caça do urso”

Na faixa etária de 3 anos, dinamizou-se uma atividade interativa baseada no livro “Vamos à Caça do Urso”, de Michael Rosen. O espaço exterior, bem como os materiais utilizados na atividade, foram todos organizados e planeados de forma intencional e de acordo com os interesses das crianças.  
Os mais pequenos exploraram um percurso sensorial, onde experimentaram sensações similares às dos cenários do livro de Michael Rosen. Foi também elaborado um laboratório de pesquisas, com “Bandejas de Experimentação”, que permitiram às crianças, de forma autónoma, construir as suas aprendizagens, a partir da observação, exploração, experimentação e investigação de diferentes elementos e objetos.

“Feira dos Super Tesouros”

Para as crianças de 4 anos foi oferecida uma “Feira dos Super Tesouros”, com a realização de Momentos Artísticos, apelando à consciência ecológica e desenvolvimento sustentável, num ambiente de descoberta, exploração e construções livres.

O terminar de uma etapa com a entrega de Diplomas

O culminar de uma etapa: A educação Pré-Escolar. Nos 5 anos, cada aluno recebeu um diploma onde ficou registada a sua pretensão para uma futura profissão, oferecido em conjunto com o seu autorretrato.
Esta atividade, com apelo ao desenvolvimento de competências sociais, decorreu com uma “Caça ao Tesouro”, no espaço exterior de recreio, onde cada criança procurou a sua recordação.



VOLTAR