Na sociedade contemporânea, as crianças têm vindo a perder a sua ligação com o meio natural. Este "défice de Natureza" tem tido um impacto menos positivo no seu desenvolvimento integral. A Natureza, além de melhorar a condição física e psicológica das crianças, tem ainda a virtude de constituir o melhor espaço de observação, experiência e aprendizagem. Os seus estímulos e desafios oferecem os recursos pedagógicos necessários para educar de uma forma integral, autónoma e estimulante. 

Crescer, observar e aprender com a Natureza

É então fundamental e urgente religar as crianças à Natureza. E celebrá-la “com os pés na terra”, como os alunos de 5 anos e do 1.º ciclo vão ser convidados a fazer durante o dia 01 de março. A iniciativa pretende assinalar o Carnaval deste ano e está programada para decorrer entre as 10h00 e as 12h00, onde as crianças do Colégio José Álvaro Vidal vão “crescer, observar e aprender com a Natureza, regressar às raízes, e desligar-se do que é superficial. Aprender a abrandar o ritmo, respirar e simplesmente estar presente”.

Para os participantes, esta atividade pretende fomentar o interesse, o entusiasmo e o conhecimento pela conservação da Natureza e pela sustentabilidade, através do uso de ferramentas simples e recursos naturais, permitindo que as crianças aprofundem as suas relações consigo próprias, com os outros e com o meio natural.

Estimular a aquisição de competências como a autoestima, a criatividade e a autonomia, dotando os estudantes participantes de uma atitude positiva e confiante, para que cresçam mais conscientes, felizes e capacitados para as exigências do futuro, é outro dos objetivos da atividade. 

Crescer saudável... viver de forma sustentável

Para os alunos dos 2.º e 3.º ciclos e Ensino Secundário, a atividade de Carnaval está programada das 14h30 às 16h00 e vai simular um verdadeiro “Baile de Máscaras” onde será crucial “aprender a celebrar de uma forma mais sustentável”. 

Tendo uma maior consciência das problemáticas ecológicas que a biosfera e, consequentemente, a humanidade enfrentam, é imperativo adequar o estilo de vida das sociedades atuais. A capacidade de utilizar os recursos e bens da Natureza, sem comprometer a disponibilidade destes elementos no futuro, implica adotar um padrão de consumo com responsabilidade ambiental. 

Pretende-se que os participantes desta atividade possam valorizar a importância da preservação do meio ambiente, fomentando, através de uma componente lúdica, a consciência da relação de respeito consigo próprio, com os outros e com o meio natural. Neste sentido, os alunos vão ser desafiados a explorar a sua criatividade na construção de máscaras, tendo como recursos os elementos da natureza, em detrimento dos materiais poluentes habitualmente associados a esta celebração.

Este Carnaval não é um Carnaval tradicional, é um jogo pedagógico que já começou. Pretendemos ensinar a importância de ter voz ativa na nossa vida, na sociedade e no mundo. Conceber e ver tudo de diversas perspetivas. Respeitar todos e amar o nosso planeta.  



VOLTAR