O primeiro ano de Programa Erasmus+ na Fundação CEBI teve inicio em setembro de 2016, com os Projetos “Learn to Play, Play to Learn” e “C.L.E.V.E.R.”, que atualmente já entraram no seu segundo ano de atividades.

Acreditamos que estes Projetos estão a promover um aprofundar de competências, experiências e aprendizagens aos profissionais da CEBI, em particular pelo contacto com os profissionais das restantes Escolas parceiras. Os encontros transnacionais que se realizaram ao longo do primeiro ano permitiram uma reflexão e autoavaliação de todos os participantes, fomentando a comunicação de competências, conhecimentos e experiências adquiridas.

A partilha de práticas pedagógicas e estratégias, provenientes de diferentes Sistemas Educativos, assumiu um caráter relevante, mobilizador da diferença, motivando para a utilização das diferenças encontradas como inspiração para novas práticas a aplicar e com efeitos nas áreas pessoal, profissional, organizacional, social e cultural, enriquecendo as práticas, as estratégias e os modelos curriculares implementados no Colégio.

Sublinhe-se, por outro lado, que a experiência destas participações integra os processos de aprendizagem de âmbito internacional, referidos e registados no Plano de Desenvolvimento Europeu do Colégio José Álvaro Vidal. Reconhecemos que ambos os Projetos, nos diferentes conteúdos que abordam e nos diferentes públicos a que se destinam, surgiram como um óbvio reforço do sentimento de cidadania europeia, nomeadamente, através do processo de cooperação entre as Escolas parceiras, afirmando-se o valor e a importância das aprendizagens cooperativas. 

O desenvolvimento de competências de âmbito linguístico, profissional, social, cultural e pessoal são já uma realidade. Avaliamos, por isso, a experiência do primeiro ano como substancial no prosseguimento da formação continua, da ampliação das competências adquiridas e da consolidação de aprendizagens para toda a Comunidade Escolar, numa procura constante de práticas inovadoras, aspetos, aliás, espelhados nos documentos reguladores do Colégio, bem como na Missão e na Visão da Fundação CEBI.

No entanto, novas atividades e experiências estão ainda por realizar e viver até 2018. Mais momentos de partilha e aquisição de conhecimentos. Acompanhe todas as novidades através dos Canais Oficiais da Fundação CEBI.



VOLTAR