Preparar crianças para os desafios de uma sociedade digital, em constante desenvolvimento, é uma tarefa exigente e rigorosa, que está na primeira linha de atuação do Projeto Educativo do Colégio José Álvaro Vidal. 

Respondendo a esta necessidade, a CEBI adquiriu o acesso a 30 sessões curriculares integradas na plataforma ubbu – code literacy, um projeto “que nasce com a missão social de preparar todas as crianças para uma nova sociedade digital através do ensino da Ciência da Computação e Programação”.

Esta aquisição foi feita com o apoio financeiro da Liga de Amigos do CEBI (LAC) e vem, acima de tudo, proporcionar “experiencias ricas e mais motivadoras de aprendizagem”. 

Através do uso desta plataforma online, os alunos do 1.º ciclo vão ver refletidas no seu desenvolvimento competências específicas em todos dos domínios do saber. Com o recurso a jogos, vídeos e exercícios interativos, a ubbu apresenta “conteúdos alinhados com matérias de outras disciplinas, como a Matemática, as Ciências ou o Português, e ainda com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”. 

Envolver as crianças participantes e “permitir que sejam elas a criar”, potenciando “o raciocínio lógico, o pensamento computacional, a resolução de problemas e a criatividade” são alguns dos objetivos mais concretos deste projeto, já a decorrer no Colégio da CEBI. 

Para que este investimento “faça realmente toda a diferença junto dos alunos”, os professores que vão estar envolvidos nesta aprendizagem já tiveram formação na área “adquirindo competências essenciais para o ensino da Ciência da Computação e Programação”.

Pretende-se ainda que as sessões trabalhadas na ubbu, que estão organizadas por níveis e por temas, promovam a comunicação e aproximem a Escola e a Família, uma vez que os saberes podem também ser trabalhados e aperfeiçoados a partir de casa. 



VOLTAR