Com o intuito de celebrarem a conclusão de mais um Ciclo Escolar, os alunos do 4º ano da CEBI participaram numa “mini Viagem de Finalistas”.

A cidade do Porto foi o destino escolhido para, durante três dias, estudantes e Professores realizarem um conjunto de aventuras lúdico-pedagógicas, distintas das habituais. Esta saída realizou-se entre os dias 23 e 25 de maio e contou com a presença de mais de uma centena de alunos do Colégio José Álvaro Vidal.

Aprendizagens não formais nos símbolos da cidade

Hospedados na Pousada da Juventude do Porto, os alunos do Colégio José Álvaro Vidal começaram a Viagem com uma visita guiada à Fundação de Serralves, seguindo depois para o Museu Interativo e Parque Temático “World of Discoveries” – na primeira paragem, os participantes tiveram oportunidade de “conhecer um dos mais consolidados projetos culturais do país”, enquanto que, no espaço seguinte, alunos e Professores conheceram a “fantástica odisseia dos navegadores portugueses” durante os Descobrimentos, onde se “cruzaram oceanos à descoberta de um mundo desconhecido”. O primeiro dia terminou com uma breve passagem pela Livraria Lello, um espaço com um valor histórico e artístico ímpar, reconhecido por diversas personalidades e entidades mundiais “como uma das mais belas livrarias do mundo”.

Uma grande variedade de animais, “dos mais curiosos aos mais simpáticos, dos mais raros aos mais enigmáticos”, acompanharam a manhã do segundo dia da Viagem – os finalistas visitaram livremente o “Sea Life Porto”, onde puderam divertir-se junto de mais de cinco mil espécies de água doce e salgada.

O Palácio da Bolsa, a Torre dos Clérigos e a Casa da Música, considerados três dos símbolos da cidade do Porto, completaram o segundo dia de aprendizagens não formais.

A atividade só terminou no dia seguinte, depois de um breve passeio pela Foz do Douro, onde não faltou alegria e boa disposição.



VOLTAR