Os alunos do 3ºC do Colégio José Álvaro Vidal venceram, na segunda semana de novembro, a competição “Liga dos Números” – um concurso a nível nacional, jogado exclusivamente online, que tem como objetivo aprofundar conhecimentos matemáticos e desenvolver o raciocínio de forma divertida e apelativa. A competição, dirigida a alunos do Ensino Básico, decorreu de 5 de outubro a 27 de novembro e, semanalmente, elegeu uma turma vencedora.

Composta por 25 alunos, dirigidos pela Professora Rita Santos, a turma do 3ªC foi uma das participantes da CEBI que se inscreveu no concurso promovido pela 10monkeys, um Estúdio de Videojogos fundado em 2011, de origem finlandesa, dedicado ao desenvolvimento de produtos educacionais para crianças.

“Sequências, decomposições e operações” foram algumas das competências trabalhadas no Programa Matemático de aprendizagem “10 Monkeys Math Word”.

Transposição das matérias teóricas para a realidade

“Decidimos participar no concurso porque as atividades propostas são muito adequadas ao que os alunos trabalham”, explicou a Professora Rita Santos, acrescentando que os jogos didáticos acabam por ser uma transposição para o real daquilo que os alunos aprendem na Sala de Aula, de uma forma mais teórica.

A “Liga dos Números” acabou por ser uma ajuda principalmente para os alunos com maiores dificuldades – “é evidente que estas iniciativas ajudam a que os alunos percecionem a Matemática de outra forma”.

 



VOLTAR