Conscientes de que o cidadão do Século XXI deve procurar constantemente um modelo de desenvolvimento sustentável da sua sociedade, as turmas do Colégio José Álvaro Vidal foram desafiadas a criar, à sua escolha, um país imaginário. Para o representar, os alunos vão definir-lhe uma sede, uma identidade, um código de vestuário, uma organização, uma bandeira e um conjunto de crenças e ideais. É este o desafio que vai marcar as comemorações do Carnaval deste ano, no Colégio José Álvaro Vidal. 

No dia 24 de fevereiro, dividida em duas sessões, todos os habitantes dos países imaginados vão cumprir um conjunto de desafios, de modo a conquistarem os seus direitos básicos. Do 1.º ao 8.º ano, as turmas vão competir entre si, durante 90 minutos, num conjunto de dinâmicas inspiradas no jogo de tabuleiro “The World Peace Game”. 

Num mundo globalizado, onde as conexões e diversidade deverão, cada vez mais, servir como oportunidades de construção da paz, o jogo tem como objetivo a promoção da cooperação, num acompanhamento do desenvolvimento mundial e como um auxílio na procura de soluções para os problemas que desafiam as sociedades atuais. Para além disso, pretende-se contribuir para a autonomia e cidadania de todos os participantes, tendo como base valores universais como a justiça, a liberdade e a dignidade humana.

No final do dia, os Encarregados de Educação estão convidados a visitar a exposição das habitações de todos os países, descobrindo o que os seus Educandos criaram. Não deixe de visitar.



VOLTAR