O Grupo de Teatro da Associação de Reformados e Idosos da Póvoa de Santa Iria (ARIPSI) voltou ao Lar de Idosos da CEBI para, durante uma tarde, partilhar com os utentes da Fundação um conjunto de momentos promotores de qualidade de vida, bem-estar e envelhecimento ativo.
A iniciativa, que decorreu a 19 de outubro, consistiu num espetáculo com quase duas horas, dinamizado integralmente pelos elementos do Grupo de Teatro da ARIPSI, onde não faltaram rábulas, músicas tradicionais portuguesas e muita animação.
Exibições são constantemente reinventadas
João Quítalo, Presidente da Direção da ARIPSI, e Maria Fernanda António, Vice-presidente da Direção, acompanharam, com satisfação, parte da exibição onde o Grupo de Teatro esteve vestido a rigor, com vários acessórios e cenários pormenorizadamente pensados para o efeito.
Com mais de 20 anos de existência, o Grupo, que tem hoje mais de 15 pessoas, ensaia semanalmente e procura animar a População Sénior que se encontra institucionalizada. Os seus elementos, com idades compreendidas entre os 65 e os 80 anos, “atualmente já não trabalham e investem parte do seu tempo na conceção e criação destes espetáculos”, explicou João Quítalo.
O Grupo da ARIPSI, que inicialmente era composto por um Coro e vários músicos instrumentistas, é constantemente desafiado a reinventar-se – “anualmente renovamos as peças que temos em exibição, mesmo que não seja integralmente”, acrescentou o Presidente da Direção. Estas frequentes transformações permitem acompanhar os temas da atualidade e proporcionar momentos distintos nas Instituições – “já não é a primeira vez que atuamos na CEBI, por exemplo, mas os espetáculos apresentados são sempre diferentes”.