No âmbito das comemorações do Dia Europeu das Fundações e Doadores (DEFD), a Universidade Nova de Lisboa recebeu, a 30 de setembro, uma Sessão Pública que pretendeu divulgar o importante e filantropo trabalho do Setor Fundacional português. No Auditório da Reitoria dessa Universidade, foi realizado um debate com vários líderes de opinião sobre “O Contributo das Fundações Portuguesas para a Sociedade” e, simultaneamente, uma Mostra da atividade de Fundações, onde a CEBI esteve representada juntamente com cerca de uma dezena de outras Fundações nacionais de renome.

Esta iniciativa, coordenada em Portugal pelo Centro Português de Fundações, contou com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, que visitou a Mostra de Fundações e abriu o debate, moderado por Pedro Norton e com intervenções de José Pacheco Pereira, Maria Manuel Mota, Maria de Sousa e Álvaro Vasconcelos. O encerramento esteve a cargo da Ministra da Presidência e Modernização Administrativa – Maria Manuel Leitão Marques.

Dia Europeu das Fundações e Doadores comemora-se oficialmente a 1 de outubro

Reconhecido como uma oportunidade única para conhecer a força e vitalidade do Setor Fundacional, o Dia Europeu das Fundações e Doadores comemora-se oficialmente a 1 de outubro entre os vários países da Europa. A CEBI associou-se, pela terceira vez consecutiva, ao Centro Português de Fundações (CPF) na dinamização destas comemorações, que pretendem realçar o papel pró-ativo que as Fundações têm em benefício dos Cidadãos e das Comunidades. 

Colégio da CEBI também desenvolve atividades no âmbito destas comemorações

Na CEBI, o Dia Europeu das Fundações e Doadores também foi assinalado, com um conjunto de atividades dinamizadas, sobretudo, junto dos alunos do Colégio José Álvaro Vidal. As iniciativas pretenderam, em primeiro instância, promover momentos de reflexão e de troca de experiências junto de todos os seus intervenientes.

As comemorações começaram a 26 de setembro com a atividade “The English Language Day Celebration”. A ação, que envolveu as crianças de 5 anos do Pré-escolar e os alunos do 1º ciclo, centrou-se na partilha internacional de técnicas de ensino do Inglês e esteve também inserida no desenvolvimento do Projeto Erasmus+, que arrancou durante o mês de setembro na CEBI.

“Chapéus com aTTitude” deu nome à segunda iniciativa, que pretendeu relembrar a Comunidade Escolar para a importância dos Cuidados Paliativos Pediátricos. Por outro lado, durante todo o mês de outubro, na disciplina de Educação para a Cidadania, as turmas do 5º ano 9º ano do Colégio José Álvaro Vidal vão ainda refletir, de acordo com a sua visão e conhecimento, sobre “A importância da Fundação CEBI na sua Comunidade”. 

O desenvolvimento destas ações também se insere no princípio do Humanismo e de Responsabilidade Social, pelo qual se regem muitas das Fundações, entidades que hoje têm um importante papel enquanto atores ativos da Sociedade Civil – a promoção e desenvolvimento de causas nobres e solidárias faz parte da Missão da Fundação CEBI no âmbito do seu “apoio ao desenvolvimento efetivo da Comunidade”.

Dia instituído em 2013 pela DAFNE

No Dia Europeu das Fundações e Doadores, Organizações de toda a Europa juntam-se para, num esforço comum, dar a conhecer o seu trabalho. Neste dia, promovem-se eventos e atividades, onde o público é convidado a obter mais informação sobre as áreas de atuação destas Instituições.

O dia foi instituído em 2013 pela DAFNE - Donors and Foundations Network in Europe, uma rede informal que reúne Doadores e Associações de Fundações de toda a Europa, com o objetivo comum de partilha de conhecimentos e troca de práticas de ação. Por outro lado, a diversidade entre os vários membros DAFNE, permite a cada país conhecer com maior detalhe as realidades das Fundações europeias, aspeto crucial para o estabelecimento de parcerias transnacionais.



VOLTAR