Em 1989, a americana Bonnie Finney colocou uma fita azul na antena do seu carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. O alcance deste gesto foi de tal ordem que abril passou a ser considerado o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, simbolizado por um laço azul.

A Casa de Acolhimento Residencial da Fundação CEBI, que em 2021 ajudou a construir 45 Projetos de Vida de crianças em situação de perigo, associou-se uma vez mais às iniciativas deste mês, procurando consciencializar a comunidade sobre a necessidade de prevenir o abuso infantil e a negligência. Tendo por base o mote deste ano - ‘Serei o que me deres… que seja amor!’ - para além de um laço azul afixado nas instalações, a Casa de Acolhimento recebeu a iniciativa ‘Tu tratas bem?’ – desenvolvida pela equipa técnica e multidisciplinar, a atividade procurou contribuir positivamente para um conjunto de reflexões sobre o significado de ‘tratar bem’.

As iniciativas culminaram com a disponibilização de um mural, onde a Comunidade teve oportunidade de deixar a uma mensagem sobre este importante tema.

Que o laço azul continue a ser um constante alerta para proteger as nossas crianças!



VOLTAR