Considerada um “exemplo de excelência na inovação e no empreendedorismo social”, a Fundação CEBI foi a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) escolhida para receber o donativo anual do Portal Sector 3. O prémio foi atribuído, em ex aequo, também à Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa.

O Dote IPSS do Ano consiste num apoio financeiro, entregue anualmente pelo Sector 3, que visa reconhecer as mais-valias sociais da atividade desenvolvida pelas IPSS pertencentes ao Diretório online. Entre os vários critérios de atribuição do prémio, destacam-se as análises contínuas à consistência da atividade desenvolvida por cada Instituição, nomeadamente no que diz respeito “à relevância comunitária da sua atuação, à eficiência na gestão dos recursos internos, à eficácia dos impactos externos alcançados, à inovação social e à sustentabilidade”.

As Obras Sociais homenageadas no final de 2015 foram consideradas “duas das mais prestigiadas Instituições a operar em Portugal nas suas áreas de especialidade”.

60 Instituições Sociais juntas na mesma plataforma

O Diretório Sector 3 é uma plataforma online criada em outubro de 2010 com o objetivo de reunir no ciberespaço um conjunto de Instituições Particulares de Solidariedade Social a operar em Portugal.

A página foi lançada com apenas 16 IPSS registadas e obtinha “meia-dúzia de visitas diárias”. Hoje, especializada em Empreendedorismo Social e vocacionando a sua atividade no apoio às IPSS, a Sector 3 já conta com 60 Instituições Sociais juntas na mesma plataforma. O Projeto é atualmente coordenado por Pedro Aragão Morais, que assume que o Diretório ainda tem um “incomensurável caminho por percorrer à sua frente”.



VOLTAR