Com o intuito de explorar a narrativa do livro “A Garrafa Mágica”, a escritora Sara Rodi esteve na Fundação CEBI dinamizando um conjunto de sessões de sensibilização para a leitura, nas quais participaram as crianças de 5 anos e os alunos do 1.º e 2.º anos.  

Com mais de 20 livros infantojuvenis já editados, a escritora apresentou a história de Abel, um personagem “que nos ajuda a relembrar o papel fundamental que cada um tem na proteção da nossa Terra, dos mares e dos oceanos”. Para além de estimular, com empatia e curiosidade, para a importância dos livros e da leitura, a apresentação da história procurou, ainda, ir ao encontro de um desejo comum: “transformar o planeta num lugar mais limpo e sustentável”. É que Abel, que no decorrer da história apresenta temáticas como o desgelo, o aquecimento global, os animais em vias de extinção e as catástrofes naturais consequência da ação humana, tem uma missão enorme em mãos: ser guardião do Planeta e passar uma mensagem de consciência ambiental a “todas as crianças do mundo”.

No Colégio José Álvaro Vidal, essa responsabilidade ficou guardada com os alunos participantes na sessão, que foram também desafiados a contribuir ativamente para o equilíbrio do planeta.

Todos aceitaram o desafio, comprometendo-se a estar sempre dispostos a “nunca deixar lixo na praia, participar em ações de limpeza, fazer a reciclagem e reutilizar os sacos que levam para as compras”. Pequenos gestos que, replicados, contribuirão para um mundo cada vez melhor.



VOLTAR