No âmbito do Programa internacional Erasmus+, decorreu, no final do mês de março, a terceira mobilidade entre parceiros do Projeto “C.L.E.V.E.R. – Children Learn English Very Easily and Rejoice”. A Roménia foi o país acolhedor deste meeting, onde se procurou apresentar, a todos os presentes, a organização Curricular, o Corpo Docente, a estrutura das valências do Pré-escolar e do 1.º ciclo e as ofertas específicas da Escola romena. 

Do Colégio José Álvaro Vidal participaram, neste encontro, uma Educadora de Infância e uma Professora de Inglês. Emília Maurício e Patrícia Albuquerque tiveram oportunidade de apresentar a planificação de atividades do Colégio José Álvaro Vidal para o ensino da Língua Inglesa, cujos materiais foram totalmente desenvolvidos por Professores de diferentes áreas disciplinares: Inglês, Expressão Plástica e Expressão Musical. Da observação das atividades apresentadas por cada um dos outros oito países participantes no Projeto “C.L.E.V.E.R.” (Espanha, Eslovénia, Itália, Letónia, Lituânia, Polónia, Roménia e Turquia), as Docentes trouxeram exemplos de metodologias e estratégias que promovem a modernização do Colégio da CEBI, a internacionalização e, indubitavelmente, uma maior visibilidade da própria Fundação.    

Professores entusiastas partilham atividades, canções e jogos

Durante a mobilidade, foi impossível não reparar, ainda, na forma como o Município local, a Escola e os Encarregados de Educação trabalharam, conjuntamente, para receber os parceiros internacionais. Um trabalho de muita proximidade, feito num regime de parceria, e um exemplo claramente a seguir.

Durante uma semana, os representantes de nove nacionalidades distintas usaram a Língua Inglesa como forma privilegiada de comunicação. Através dela, todos os Professores foram entusiastas a partilhar a sua melhor atividade, canção ou jogo. Todos trabalharam para um objetivo comum: um melhor presente e futuro para todos os alunos, numa Aldeia cada vez mais Global.



VOLTAR