Apelidados como parte “do futuro do teatro português”, os alunos do Grupo de Teatro da CEBI, dirigidos pelo Professor Gonçalo Quirino, foram protagonistas de uma reportagem na Revista Sábado. O artigo surge no âmbito do ciclo de teatro juvenil “S.O.S.”, que é organizado pela companhia “Os Possessos”, de João Pedro Mamede, onde a peça “Primeira Geração”, interpretada pelos jovens atores do Colégio José Álvaro Vidal, está incluída na programação.

A encenação sobe a palco no Teatro da Politécnica, de 14 a 16 de abril. O ciclo de teatro está igualmente divulgado na Agenda Cultural de Lisboa e os “Artistas Unidos” também referenciam o espetáculo.

A “Primeira Geração”, peça escrita por Nuno Gonçalo Rodrigues, contribuirá seguramente para confirmar o talento dos Conjuntos Teatrais Escolares, onde muitas vezes se começa “por brincadeira” mas só depois de muita dedicação se percebe que a encenação “pode ser um trabalho mais sério”.

A Agenda Cultural de Lisboa reforça a ideia de que o ciclo “S.O.S.” vem dar “lugar a jovens artistas” e apelida os alunos da Fundação como “presenças habituais no Festival PANOS, iniciativa da Culturgest”. A estreia da “Primeira Geração” é também destacada na publicação trimestral dos “Artistas Unidos”, um Grupo que está a apoiar o espetáculo produzido totalmente pela CEBI.

Uma espécie de continuação de “Wayward Pines”

Assumindo-se como “o controlo remoto da televisão”. Que não desliga. Até porque, não se pode “destruir um mundo que acaba de nascer”. E tendo consciência que a peça pode ser “um sonho”, mas também “pode ser outra coisa”, a história interpretada pelos alunos da CEBI na peça “Primeira Geração” é uma espécie de continuação da série televisiva “Wayward Pines”. O elenco acorda e têm “uma nova vida”. Vão ser só eles em palco – “os novos” – até porque só eles sabem “o sentido, a direção, o programa”.

As sessões de apresentação ao público no Teatro da Politécnica, começam às 21h00 nos dias 14 e 15 de abril, enquanto que no dia 16 os alunos apresentam a peça em dois momentos distintos: às 16h00 e às 21h00. Pode reservar seu lugar através do telefone: 961 960 281.


Conheça também a peça "Bilingue", que está a ser trabalhada pelo Grupo Cénico da CEBI e que vai ser apresentada dias 22 e 23 de abril, às 21h30, no espaço “Rua das Gaivotas 6”, em Lisboa.



VOLTAR