No âmbito da participação do Colégio José Álvaro Vidal no concurso “Separa e Ganha”, promovido pela Valorsul, 24 alunos do 1.º ao 10.º ano assistiram a uma Ação de Formação sobre a importância e as regras da reciclagem e da reutilização. Os atuais Delegados Ambientais, representantes de todas as turmas da CEBI, foram os participantes desta ação, decorrida no âmbito do Programa Eco Escolas, a decorrer novamente no Colégio da CEBI.

A sessão decorreu a 19 de novembro e foi dinamizada por um elemento do “Ecovalor”, um programa de Educação Ambiental da Valorsul que tem por missão promover a reciclagem e as boas práticas ambientais.

Com o compromisso de “somar forças e gerar atitudes cívicas que respeitem o ambiente”, os Delegados Ambientais presentes na Ação de Formação têm agora uma tarefa fundamental: levar as mensagens apreendidas a todos os elementos da sua turma para, juntos, trabalharem afincadamente em opções mais sustentáveis, “de forma a reduzir o impacto ambiental e ajudar a gerar uma Escola” mais amiga do ambiente.

Programa envolveu 250 Escolas no Ano Letivo 2017/2018

A decorrer nos 19 municípios da área de intervenção da Valorsul, o programa “Ecovalor” já soma 18 edições com o objetivo primeiro de “ter Escolas e Instituições na linha da frente da separação de materiais recicláveis”. No âmbito deste projeto, e através do concurso “Separa e Ganha”, os intervenientes são convidados a participar ativamente na separação de plástico e metal e papel e cartão, sendo depois distinguidas as Organizações que maior quantidade separarem por município.

Na edição transata, estiveram envolvidas 250 Escolas e 22 Instituições de Solidariedade Social, que enviaram para reciclar 309 toneladas de embalagens de plástico e metal e 190 toneladas de papel e cartão.



VOLTAR