Este Ano Letivo no Colégio da CEBI já estava a ser preparado com a maior das certezas sobre a necessidade de mudança relativamente ao paradigma associado aos processos de ensino/aprendizagem. Cada vez menos os Professores são transmissores de conhecimentos, cada vez mais os alunos são ativos e construtores da sua aprendizagem. 

Não se esperava, no entanto, a realidade que se vive atualmente. As circunstâncias atuais desafiaram-nos a todos. E, efetivamente, teve que se redesenhar o ensino no Colégio da CEBI. Os Professores debateram os processos de ensino/aprendizagem, nomeadamente no que se refere aos aspetos didático-metodológicos nestas circunstâncias e rapidamente apresentaram o Ensino à Distância - E@D . Também a oferta educativa do Centro de Recursos da Ericeira se adaptou a esta nova realidade, nas valências de Creche e Pré-escolar.

Site de apoio às Escolas

Também a Direção-Geral da Educação (DGE), em colaboração com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), construiu uma página online com um conjunto de recursos para apoiar o Ensino à Distância, de modo a dar continuidade aos processos de ensino e aprendizagem.

Entre outros objetivos, o website vem permitir, em primeira instância, que todas as crianças e jovens em idade Escolar mantenham “contacto regular com os seus Professores e colegas”, consolidem “as aprendizagens já adquiridas” e desenvolvam novos conhecimentos. Para além disso, e dada a diversidade de contextos a nível nacional, esta página procura dar continuidade a Projetos que já estavam em curso e que, ao serem desenvolvidos em casa, possam ser um contributo e reforço das medidas de confinamento.



VOLTAR