Reeducação e Reabilitação através de electroestimulação e biofeedback em sessões individuais num consultório privativo.

Desde a sua abertura, há mais de 25 anos, que a Clínica de Medicina Física e de Reabilitação (CMFR) da Fundação CEBI disponibiliza um vasto conjunto de valências diretamente relacionadas com a Medicina Física e de Reabilitação. A extensividade da área médica e a procura crescente de valências distintas, cuja resposta concelhia é muitas vezes escassa, tem contribuído para um crescimento contínuo e afirmativo da Clínica.

Nos últimos anos, a CMFR “foi muitas vezes procurada para Reabilitação de Incontinências Urinárias femininas” principalmente por “mulheres no período pós-menopausa”. Consciente do desafio, a Direção Clínica procurou responder a essas solicitações, sempre com a qualidade, garantia e exigência a que a Fundação já habituou os seus utentes.  

Equipamento vocacionado para o tratamento de patologias já instaladas

Depois de adquirir um equipamento de electroestimulação e biofeedback, e das Terapeutas receberem formação adequada, a Clínica da CEBI disponibilizou aos seus clientes a possibilidade de ingressarem em sessões de Reeducação/Reabilitação Perineal feminina ou masculina. O método, que desempenha um papel importante na Terapêutica da Incontinência Urinária e de outras disfunções do Pavimento Pélvico, decorre “em sessões individuais num consultório privado” e inclui o ensino de exercícios perineais passivos, passivos-ativos e ativos, de forma a tornar o doente autónomo no contexto domiciliar. Através de um estímulo elétrico de baixa intensidade, com recurso a uma sonda endovaginal ou anal, o utente produz a contração da musculatura do Pavimento Pélvico, fortalecendo-a.

Apesar “do equipamento adquirido ter uma finalidade muito vocacionada para o tratamento de patologias já instaladas”, Manuela Amaral, Diretora da Clínica da CEBI, recorda que “a prevenção é sempre o ideal, nomeadamente em mulheres Pós-parto ou Pré-menopausa, de forma a evitar uma evolução negativa da repercussão mecânica e hormonal na musculatura do períneo”.

Preços mais atrativos em tratamentos por agendamento

As sessões de Reabilitação Perineal, ou Uro-Ginecológica, sofreram alterações recentes ao preçário em vigor, tendo agora preços mais atrativos em determinadas condições. Os tratamentos são marcados por agendamento, tendo sempre em vista o aproveitamento “da estimulação neuromuscular e do biofeedback que a tecnologia proporciona”. Estes, de acordo com a Diretora da CMFR, “não são apenas facilitadores da Reabilitação” – para Manuela Amaral “a especificidade de tecnologia proporciona uma quantificação da evolução Clínica e a constante monitorização dos objetivos a atingir, tanto para a Terapeuta que acompanha as sessões, como para o próprio utente”.



VOLTAR