O início de cada ano escolar é sempre marcado pela distinção dos estudantes que figuraram nos Quadros de Excelência, Mérito de Valor do Ano Letivo anterior. A cerimónia de Entrega de Diplomas deste ano distinguiu mais de 70 alunos do Colégio José Álvaro Vidal e decorreu sob o tema “[Re] Inventar a Escola”. Receberam diplomas ainda os alunos dos Exames de Ballet, Piano e Guitarra. 

Familiares e amigos dos alunos homenageados voltaram a encher por completo o Pavilhão Gimnodesportivo da Fundação CEBI, que apresentou uma disposição inovadora, com vários palcos destinados aos diferentes momentos da cerimónia de 4 de novembro. A abertura da sessão esteve a cargo das crianças de 5 anos do Pré-escolar que, em conjunto com os Professores das Classes de Instrumento e Música do Colégio, proporcionaram um autêntico jogo musical interativo com o público presente. A espetacularidade da cerimónia também surgiu do ar, por onde voaram Drones conduzidos por alunos da CEBI.

“A Escola deve ser mais apelativa para todos”

“Reconhecer o mérito não só curricular, como também ao nível das atitudes e dos valores, dos alunos que se destacaram no Ano Letivo transato” foi o principal objetivo da celebração. Quem o destacou foi António Castanho, Diretor do Colégio José Álvaro Vidal, que acredita que o “sucesso dos alunos homenageados é, sobretudo, resultado de uma eficiente parceria entre famílias, Professores e estudantes”.

Consciente de que “a Escola deve, cada vez mais, ser apelativa para todos”, o Diretor do Colégio da CEBI orgulha-se de que “20% do currículo escolar do Colégio José Álvaro Vidal seja um currículo desenhado e adaptado às necessidades e características dos estudantes”. O desafio futuro passa agora por “preocuparmo-nos menos com a ditadura dos Programas Curriculares e apostarmos mais no desenvolvimento individual de cada aluno, motivando-os através do reforço das suas áreas mais fortes”. 

Desenvolvimento integral, de acordo com as características individuais

A inovação, numa ótica de flexibilidade curricular, foi também destacada pela Presidente do Conselho de Administração da Fundação CEBI. Ana Maria Lima reforçou a importância da Escola enquanto “promotora de ferramentas” que ajudem os alunos “a enfrentar o futuro com coragem”. Por isso mesmo, os projetos e atividades desenvolvidas diariamente pela CEBI “promovem a aquisição de aptidões e conhecimentos e tornam mais efetivos os Processos de Educação e Formação, o desenvolvimento de Ciências Básicas e o desenvolvimento integral da criança e do jovem, de acordo com as suas características individuais, tanto do ponto de vista emocional, como cognitivo e sociocultural”.



VOLTAR