No âmbito da 5.ª edição das Bolsas de Solidariedade, a Fundação CEBI assinou no passado dia 20 de junho um Protocolo de apoio financeiro da Fundação Amélia de Mello e do Conselho para o Desenvolvimento Sustentado do Hospital Vila Franca de Xira, para o desenvolvimento de um Programa de Estimulação Sensorial e Cognitiva para Idosos. 

As Bolsas de Solidariedade, que apoiam até 75% do total dos Projetos, inserem-se na política de responsabilidade social da José de Mello e Saúde, e pretendem promover a integração social, o bem-estar, o desenvolvimento e a valorização pessoal das populações dos cinco Concelhos que o Hospital Vila Franca de Xira serve. Nesta 5.ª edição foi dada prioridade aos Projetos com intervenção direta na área da saúde mental e combate a comportamentos aditivos.

Com o desenvolvimento deste Projeto, a Fundação CEBI vai atuar ativamente na prevenção dos principais sintomas de deterioração da função cognitiva (perda de memória, desorientação, dificuldades de comunicação, falta de raciocínio, etc.), que habitualmente se revelam como os primeiros sinais de demência. 

O Projeto vai ser implementado nas instalações do Lar da Fundação, tendo como principal público os Idosos ali abrangidos, mas perspetivando-se a abertura do Projeto a utentes externos à CEBI.



VOLTAR