O calendário dita que as comemorações devem decorrer durante o dia 1 de outubro, mas as atividades que marcaram o Dia Internacional das Pessoas Idosas estenderam-se, no Departamento de Acolhimento e Apoio a Idosos (DAAI) da Fundação CEBI, por mais um dia. As iniciativas foram distintas, contudo, todas pretenderam melhorar continuamente a qualidade de vida dos participantes.

Evitar situações de risco com a ajuda da PSP

Com o intuito de deixar alguns “Conselhos de Segurança” e de ajudar a “Prevenir Burlas”, os agentes do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP) da Esquadra de Alverca da Polícia de Segurança Pública (PSP) voltaram ao “Jardim de Inverno” do DAAI. Era dia 1 de outubro e, no âmbito do Programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança”, os agentes pretenderam ajudar a prevenir e a evitar situações de risco, garantindo as condições de segurança necessárias à tranquilidade da População Sénior. “Desconfiar e observar” foram as palavras de ordem da Ação de Sensibilização, que contou com a participação de dezenas de utentes em regime de Lar e de Centro de Dia na CEBI.

O Programa do MIPP, desenvolvido em colaboração com as várias entidades locais que prestam apoio à Terceira Idade, decorre em todo o território nacional e tem vindo a estabelecer uma relação mais estreita e com maior confiança entre os Idosos e a Polícia de Segurança Pública. De acordo com dados da PSP, para além do reforço do policiamento nas áreas metropolitanas maioritariamente habitadas e frequentadas pela População Sénior, entre 2010 e 2013 foram efetuadas 6266 Ações de Sensibilização junto desse público.

Uma tarde repleta de boas energias

No dia 2 de outubro foi a vez do Grupo de Cavaquinhos da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Alverca (ARPIA) visitarem o DAAI. Numa tarde repleta de boas energias, os treze elementos do Grupo formado em 2008 apresentaram aos utentes da CEBI um conjunto de Músicas Tradicionais Portuguesas, tocadas e cantadas ao vivo.

A atividade lúdica, diferenciada das demais, permitiu ocupar e enriquecer os Tempos Livres dos Idosos, contribuindo para um maior equilíbrio e bem-estar.

Alertar para as necessidades crescentes da População Sénior

Instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional das Pessoas Idosas tem como objetivo sensibilizar a Sociedade para as várias questões relacionadas com o envelhecimento. As iniciativas que se celebram neste Dia pretendem alertar para as necessidades crescentes da População Sénior, que exigem maior proteção e cuidado.

De acordo com dados do Eurostat, Portugal vai ser um dos países da União Europeia com maior percentagem de Idosos em 2050 – nesse ano, prevê-se que um terço da população, ou seja, o equivalente a quase um milhão de pessoas, vai ter mais de 80 anos.



VOLTAR