Depois do sucesso do Projeto Comenius, que decorreu entre 2013 e 2015 no Colégio José Álvaro Vidal e que envolveu mais de 500 alunos com outras escolas europeias, a Fundação CEBI vai participar, até 2018, em dois novos Projetos internacionais no âmbito do Programa Erasmus+. 

Com esta participação, a CEBI reforça a sua dimensão internacional, fortalece as suas relações externas, proporcionando, uma vez mais, a oportunidade dos seus estudantes e Quadro Docente adquirirem novos conhecimentos e alargarem a sua experiência em diferentes contextos culturais. Serão várias as faixas etárias envolvidas, ainda que os Projetos em implementação sejam direcionados primordialmente para crianças do Pré-escolar e alunos do 1º ciclo. 

Os Projetos em curso

O Projeto “C.L.E.V.E.R. - Children Learn English Very Easily and Rejoice” tem como país coordenador a Polónia, e conta com a participação de Portugal (CEBI), Espanha, Lituânia, Letónia, Turquia, Itália, Eslovénia e Roménia, centrando-se no ensino do Inglês junto de alunos de Pré-escolar e de 1º ciclo. 

Dublin coordena o outro Programa ao qual a Fundação se associou. “Learn to Play, Play to Learn” conta ainda com Portugal (CEBI), Grécia, Espanha, Itália e Islândia como países parceiros. Explorando atividades que relacionem a utilização e importância do jogo estruturado no processo de ensino-aprendizagem, este Projeto internacional também pretende desenvolver o ensino do Inglês no Pré-escolar e 1º ciclo.

Atividades começaram durante o mês de setembro e prolongam-se até 2018

As atividades do Projeto “C.L.E.V.E.R.” começaram no mês de setembro, com a iniciativa “The English Language Day Celebration”.

A ação decorreu no dia 26, no Ringue da Fundação, e contou com o envolvimento de grande parte da Comunidade Escolar do Colégio da CEBI – alunos do 8º e do 9º ano cantaram, em língua inglesa, para as crianças de 5 anos e do 1º ciclo responderem, com determinados gestos corporais de acordo com o grupo tonal onde se encontravam. Esta é uma metodologia utilizada no ensino da língua inglesa nas faixas etárias mais jovens, designada de Total Physical Response (TPR). O intuito centra-se na descodificação de termos em inglês, neste caso as cores, através da resposta por meio de um gesto corporal. A iniciativa será partilhada posteriormente junto das restantes Escolas parceiras.

No mesmo dia, um grupo de crianças de 5 anos e de alguns alunos de 1º ano participaram numa Videoconferência com outros estudantes das restantes Escolas que participam no Projeto “C.L.E.V.E.R.”. No total, nove Escolas estiveram em rede com o intuito de se apresentarem e de, simultaneamente, conhecerem os seus pares. A atividade, acompanhada de perto por duas Professoras de Inglês, decorreu num dos espaços mais simbólicos do Colégio José Álvaro Vidal – o Ateliê Artístico, onde todos podem dar asas à sua imaginação.

Ainda durante o mês de setembro, os alunos da CEBI começaram a trabalhar na conceção de uma proposta para a Mascote do “C.L.E.V.E.R.”. O Mocho, enquanto figura ligada à sabedoria e à academia, encontra-se a servir como base para as criações artísticas, ainda em construção.

Momentos promotores da qualidade dos serviços prestados pela CEBI

Em vigor desde 2014, o Programa Erasmus+ consolida sob um único Quadro de Apoio as áreas da Educação, Formação, Juventude e Desporto, e outros Programas internacionais, incluindo o Jean Monnet e o Erasmus Mundus.

A estrutura do Programa Erasmus+ faz a evolução do anterior Programa “Aprendizagem ao Longo da Vida”, refletindo a necessidade de uma maior simplificação e racionalização, maior transparência e facilidade de acesso para as Organizações e Cidadãos Europeus. Pretende-se que este seja mais um momento promotor de qualidade e de um desenvolvimento qualitativo dos serviços prestados pelo Colégio da Fundação CEBI.

O desenvolvimento destes dois Projetos internacionais pode ser acompanhado em todos os Canais Oficiais da CEBI – Sítio Eletrónico, Facebook e Youtube.



VOLTAR