215 pequenos matemáticos do Colégio José Álvaro Vidal participaram num concurso nacional com o objetivo de estimular o gosto e o estudo pela Matemática. Do 2.º ao 4.º ano, os alunos marcaram presença na prova única do “Canguru-Matemático”, reforçando descobertas acerca do lado mais lúdico da disciplina.

O concurso, promovido pela ‘Associação Canguru Sem Fronteiras’, pretende “estimular e motivar o maior número possível de alunos para a Matemática”, sendo também “um complemento a outras atividades, tais como Olimpíadas”. A oportunidade de proporcionar aos estudantes um momento de diversão na resolução de questões matemáticas, adaptadas ao currículo e às faixas etárias a concurso, de modo a que os alunos “percebam que conseguir resolver os problemas propostos é uma conquista pessoal muito recompensadora”, foi naturalmente aproveitada pelos Professores de 1.º ciclo do Colégio da CEBI.

Com representantes em 86 países, a ‘Associação Canguru Sem Fronteiras’ conta já com mais de seis milhões de participantes em todo o mundo. Em 2005, Portugal participou pela primeira vez neste concurso, organizado a nível nacional pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.

 



VOLTAR