O ser humano tem uma infindável necessidade em obter conhecimento! Para evoluir, para se adaptar, para se desafiar, para aprender.

O pensamento filosófico de Descartes e do seu método ambicionava encontrar a verdade e estabelecer conhecimento. No livro Discurso do Método, o primeiro passo, segundo o filósofo, é duvidar de tudo, não aceitar nenhuma verdade absoluta. “Se eu duvido de tudo, o meu pensamento existe e, se ele existe, eu também existo”.

Os desafios impostos às sociedades sempre atuaram como potenciadores de descobertas e evoluções. No mundo atual, o contexto epidemiológico maximizou os desafios já conhecidos em termos ambientais e tecnológicos e evidenciou algumas das necessidades básicas do ser humano enquanto ser social.

No âmbito do tema integrador do colégio: "Diversidade: Construir Conexões para Crescer", os alunos de 9.º ano realizaram a exposição “Refletir com Neurónios” que pretende levar a Comunidade Educativa a refletir sobre temas como: a evolução rápida do mundo tecnológico, impõe reforçar a rede social de humanismo, valorizar o que nos distingue, criar relações humanas mais significativas e emoções inteligentes.

De acordo com o subtema do corrente ano letivo - Em conexão pelos valores humanos pretende-se refletir para desenvolver conexões assentes nos princípios e valores humanos.

Na essência do pensamento somos todos iguais, dependemos de milhões de células que constituem a unidade básica do sistema nervoso – os neurónios. Estes recebem, analisam, coordenam e transmitem a informação no interior do corpo, sendo por isso considerados a base científica de todo o nosso pensamento. As conexões entre os neurónios ocorrem entre a arborização terminal de um neurónio e as dendrites de outro neurónio, gerando - as sinapses - estas fazem parte do circuito onde a informação é transmitida através de substâncias químicas – os neurotransmissores. Estes são libertados por um neurónio e recebidos por outro.

As sinapses são as conexões que nos distinguem, são elas que geram a formação da memória, o nosso pensamento e aprendizagem.



VOLTAR