As consequências da modificação significativa do clima e a consciência sobre o impacto que a atividade humana tem nessa alteração, estiveram novamente em destaque junto dos alunos do Colégio José Álvaro Vidal, que estão a participar no Projeto “Assembleia Municipal Jovem”.

O Programa, dinamizado pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira com o intuito de incentivar os jovens a participar ativamente na vida do Município, trouxe Fernando Paulo Ferreira, Presidente da Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, à CEBI, para “uma aula de cidadania diferenciada”, promovida e dinamizada por “elementos com responsabilidade cívica no Concelho”. A sessão decorreu no dia 07 de março, no Auditório da Fundação, e contou com a presença dos delegados e subdelegados do 4.º ao 10.º ano, bem como os representantes da CEBI eleitos para a edição de 2019 da “Assembleia Municipal Jovem”.

Envolver todos e cada um no sistema democrático

A importância do poder autárquico, através de um maior e melhor entendimento das suas competências e funções, foi também abordada durante a sessão, onde Fernando Paulo Ferreira apresentou os diversos Órgãos de Soberania, explicou a divisão do poder local e apresentou os objetivos da Assembleia Municipal. 

Trabalhar e trocar ideias sobre uma determinada temática, propor sugestões cívicas que sejam plausíveis de colocar em prática e envolver todos e cada um no sistema democrático são os principais objetivos do Programa “Assembleia Municipal Jovem” que, anualmente, conta com a participação de diversas Escolas concelhias. 



VOLTAR