Do 1.º ciclo ao Ensino Secundário, os estudantes do Colégio José Álvaro Vidal assinalaram o Dia Mundial do Cinema com a visualização, por turma, de um conjunto de curtas e longas metragens, escolhidas por ciclo de escolaridade. A atividade decorreu durante o dia 05 de novembro e foi inserida no Plano Nacional de Cinema (PNC), projeto que o Colégio da CEBI abraça há já vários anos.

Valorizar o cinema de autor enquanto expressão artística foi um dos objetivos principais da dinâmica desenvolvida ao longo desse dia, que incluiu também a projeção de vários excertos de filmes e obras cinematográficas nos espaços comuns do Colégio José Álvaro Vidal, para divulgação junto da Comunidade Escolar.

PNC: fundamental na “cultura cinéfila” junto do público Escolar

Criado em 2013, o PNC nasceu com o “propósito de promover a literacia para o cinema junto do público Escolar” e de divulgar “obras cinematográficas de importância histórica e, em particular, de produção Nacional”. 

Dinamizado, desde a sua criação, pela Direção-Geral da Educação, pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual e pela Cinemateca Portuguesa, este Plano Nacional pretende, acima de tudo, continuar a ter um papel fundamental no desenvolvimento “de uma cultura cinéfila” junto dos estudantes.



VOLTAR